Alguns dos mais altos arranha-céus do mundo possuem deques de observação abertos ao público. Dessa forma, prédios tipicamente comerciais tornaram-se atrações turísticas populares e concorridas. Não é à toa – as vistas panorâmicas que se tem a partir desses pontos são simplesmente memoráveis.
Empire State Building (Nova York, Estados Unidos)
Entre os vários arranha-céus de Manhattan, um é com certeza o mais icônico. Construído em 1931, o Empire State tem mais de 400 metros de altura e dois observatórios, um deles no 102º andar. O do 86º andar é o mais alto observatório a céu aberto da cidade e circunda todo o prédio.
Shanghai World Financial Center (Xangai, China)
Com 492 metros de altura, no distrito de Pudong, há três observatórios, no 94º, 97º e 100º andares. Este último, chamado de Sky Walk 100, é um dos mais altos do mundo e possui três passarelas cobertas por vidro por todos os lados.
Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
O Burj Khalifa é simplesmente o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura. No 125º andar, é possível ter uma vista de 360° graus de Dubai. Ainda mais alto, aos 555 metros de altura, o observatório SKY é o mais alto ao ar livre do mundo.
Taipei 101 (Taipei, Taiwan)
Com 101 andares e 508 metros, o Taipei 101 já deteve o título de maior prédio do mundo. Há dois observatórios fechados nos 88º e 89º andares, além de um aberto no 91º. O elevador leva apenas 40 segundos para chegar até lá.
Tour Montparnasse (Paris, França)
Essa torre de 210 metros aparece como uma construção meio estranha no meio de Paris, com seu visual moderno de linhas retas. Mas a vista panorâmica a partir de seu observatório no topo é até melhor do que a da Torre Eiffel. Dá para ver toda a cidade de Paris. Há um observatório fechado e outro a céu aberto.
Petronas Twin Towers (Kuala Lumpur, Malásia)
São duas torres gêmeas conectadas por uma ponte. Com 452 metros de altura, seu exterior exibe 55 mil painéis de vidro. É possivel atravessar a ponte (Skybridge) e visitar um deque de observação no 86º andar da Torre 2.
Marina Bay Sands (Cingapura)
Pode não ser um dos prédios mais altos dessa lista (tem apenas cerca de 200 metros de altura), mas a arquitetura desse hotel é impressionante, com as três torres conectadas por uma plataforma no topo. Essa plataforma é o SkyPark, que conta com deque de observação público, piscina de borda infinita, restaurantes e mais.
One World Trade Center (Nova York, Estados Unidos)
Maior edifício do ocidente, com 541 metros de altura, foi inaugurado em 2014, ao lado do Memorial do 11 de Setembro. O One World Observatory fica no 100º e 102º andares e está replete de recursos modernos.
International Commerce Centre (Hong Kong)
Com cerca de 470 metros, essa torre, que é o prédio mais alto de Hong Kong, possui um observatório no 100º andar, o sky100. As vistas são de 360° para a cidade e o porto. Logo acima, fica o hotel mais alto do mundo.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mishooo