Além de ser o lar de uma natureza incrível, o Brasil abriga uma herança histórica e tesouros culturais inestimáveis. Dentro de nosso território, a UNESCO lista mais de dez Patrimônios Culturais da Humanidade, do Sul ao Nordeste do país. Separamos apenas alguns deles abaixo, mas a verdade é que todos merecem ser visitados.
Cidade histórica de Ouro Preto (MG)
Ouro Preto foi o grande centro econômico e cultural na época das minerações e extração do ouro, no século XVIII. A cidade exibe o principal conjunto da arquitetura barroca do Brasil, com inúmeras igrejas e obras de Aleijadinho.
Centro histórico de Olinda (PE)
Ao longo de sua história, Olinda sofreu influências de portugueses e holandeses e teve seu desenvolvimento ligado à produção canavieira. Seu centro histórico é repleto de igrejas barrocas, capelas, conventos e jardins.
São Miguel das Missões (RS)
As ruínas em São Miguel das Missões formam, junto com outros quatro pontos na Argentina, um conjunto de resquícios de cinco missões jesuíticas dos séculos XVII e XVIII. Elas estão no meio da floresta, em território que pertencia aos guaranis.
Centro histórico de Salvador (BA)
Salvador foi a primeira capital do Brasil e mostra, até hoje, uma mistura de influências europeias e africanas. No centro, há diversas construções barrocas de fachadas coloridas, além do famoso Pelourinho.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas, MG)
Construído no século XVIII, auge da arte barroca, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é uma das joias da arquitetura religiosa no Brasil. O destaque fica por conta das doze esculturas dos profetas, feitas por Aleijadinho em pedra-sabão e expostas nas escadarias.
Brasília (DF)
O Brasil também possui ótimos exemplos de arquitetura moderna. O mais icônico é Brasília, uma cidade símbolo do urbanismo planejado, com algumas das maiores obras do grande arquiteto Oscar Niemeyer.
Centro histórico de São Luís (MA)
Com uma disposição de ruas quadriculadas e um grande conjunto de edificações históricas que datam desde o século XVII, o centro histórico de São Luís mostra como a cidade já foi dominada por portugueses, franceses e holandeses.
Paisagens cariocas entre o mar e a montanha (RJ)
É impossível ir ao Rio de Janeiro e não se encantar com as belas paisagens formadas entre as praias e as montanhas. Esse conjunto engloba o Jardim Botânico, o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.
Conjunto da Pampulha (Belo Horizonte, MG)
A Pampulha foi integrada à lista de Patrimônios da UNESCO em 2016. O conjunto arquitetônico, com prédios desenhados por Oscar Niemeyer, se integra perfeitamente ao paisagismo e ao lago artificial. O destaque é a Igreja de São Francisco de Assis.
Mais informações em: whc.unesco.org
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / nok6716