Ícone do site Qual Viagem

9 motivos pra você amar Porto Velho

Quem procura respirar novos ares e deseja se encantar com paisagens naturais exuberantes sem abrir mão de um centro urbano encontra em Porto Velho o destino ideal. A capital de Rondônia foi desbravada por pessoas de várias partes do Brasil, no início do século XIX, para a construção da Estrada Ferroviária Madeira-Mamoré. Na última década a cidade passou por incrível transformação urbana, tendo um trabalho bastante forte de zeladoria. As ruas de Porto Velho ganharam novas árvores, a limpeza foi ampliada, houve um crescimento forte na área de construção civil, com prédios e condomínios residenciais novíssimos, e ampliação visível do comércio. Isso mudou sobremaneira o visual da cidade, com ruas limpas, avenidas largas e um toque mais charmoso e caprichado de suas áreas públicas.

A praça das Caixas D’Água, no centro da cidade, é enfeitada com peças que vieram dos EUA e são símbolos daquela época, tanto que estão estampadas na bandeira do município. São muitos atrativos históricos e culturais, como a tradicional Casa da Cultura Ivan Marrocos, a Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, o Museu Palácio da Memória Rondoniense, além de algumas atrações muito interessantes em plena área rural da cidade.

Porto Velho tem rica biodiversidade e esconde paraísos naturais. É rodeada por florestas às margens do rio Madeira, onde é possível fazer passeios de barco para ver botos e aproveitar cachoeiras e parques, como o Parque Natural de Porto Velho e o Parque Circuito Dr. José Adelino da Silva.

No entorno está a Reserva Extrativista Lago do Cuniã, perfeita para observar espécies amazônicas como o pirarucu (um dos maiores peixes de água doce do Brasil) e o jacaré-açu. Como outras cidades da região norte, Porto Velho é um ótimo local para desfrutar sabores exóticos e experimentar pratos típicos como a maniçoba (mistura de carne de porco e boi com folhas de mandioca) e o caruru (cozido de quiabo), especialmente no Mercado Central. Lá também é possível experimentar o delicioso Tacacá, e alguns pratos da culinária paranaense que também são fortes na região, como o Bobó de Camarão. Para ajudar na sua visita e com o apoio da Semdestur – secretaria que coordenada o turismo na região – selecionamos nove atrações para você curtir o melhor de Porto Velho.

1 – Praça das Três Caixas D’água

Foto por: Silva Júnior – MTUR

Localizada na parte alta do centro antigo de Porto Velho, a praça das Três Caixas D´agua é um ponto tradicional de eventos na cidade. Também conhecidas como Três Marias, as caixas d’água são um símbolo da história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.Foram trazidas dos Estados Unidos e instaladas entre 1910 e 1912. Serviram para abastecer a cidade até 1957.

2 – Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

A EFMM é o principal ponto turístico de Porto Velho, devido à sua linda história. Foi a 15ª ferrovia a ser construída no país, tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912. Antigamente a linha se estendia por 366 km na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, mas há bastante tempo essa linha não é mais utilizada. Atualmente a prefeitura realizou uma ampla reforma no pátio de manobras e transformou a área num imenso centro de eventos e convenções que deve estar pronto para ser entregue à cidade em 2023. O espaço está sendo licitado para operação.

3 – Mercado Cultural

Foto por: Henrique Fotógrafo – MTUR

Construído em 1915, foi completamente destruído por um enorme incêndio em 1966. Foi reinaugurado em 15 de maio de 2010. O antigo Mercado Público de Porto Velho, conhecido agora como Mercado Cultural, é palco permanente de toda forma de manifestação da arte e ponto garantido de encontro dos apreciadores da boa música, dança e exposições. O mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas. Em sua tenda branca, na área externa, diariamente existe uma programação cultural nova. Por exemplo, às quarta-feiras acontece o Tacacá Musical- um evento com apresentação musical gratuita e a oportunidade de degustar a iguaria amazônica.

4 – Capela de Santo Antônio

Foto por: Henrique Fotógrafo – MTUR

A centenária capela de Santo Antônio de Pádua é uma das raras heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, foi extinto e anexado à Porto Velho em 1944. Sua inauguração oficial ocorreu em setembro de 1914. A capela fica localizada a 7 km do centro de Porto Velho e, geralmente, fica aberta diariamente para visitação. É um local bucólico, repleto de fé e apropriado para reflexão espiritual.

5 – Memorial Rondon

Foto por: Henrique Fotógrafo – MTUR

Foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2015, em comemoração ao sesquicentenário do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015) e ao centenário da Linha Telegráfica Estratégica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira (1915-2015). Hoje é o maior acervo sobre Rondon em exposição no País. Rondon é o único brasileiro a dar nome a um Estado, além de ter o seu nome gravado em letras de ouro na Sociedade de Geografia de Nova York, dentre os cinco maiores exploradores do planeta e o que mais se aventurou por terras tropicais.

6 – Casa da Cultura Ivan Marrocos

Foto por: Henrique Fotógrafo – MTUR

A Casa de Cultura nasceu de reivindicações constantes dos artistas plásticos, que não tinham espaços dignos para mostrarem suas obras. Em 04 de novembro de 1994 foi criado, então, o Espaço Cultural de Artes Plásticas. Em 23 de outubro de 1995, passou a chamar-se Casa da Cultura Ivan Marrocos, em homenagem a um jornalista homônimo. A partir daí mudou o seu raio de atuação. Anteriormente dedicado apenas às artes plásticas, passou a atuar no grande e complexo universo cultural.

7 – Catedral Sagrado Coração de Jesus

Foto por: Silva Júnior – MTUR

A catedral de Porto Velho, apesar de ter tido sua pedra fundamental lançada em 3 de maio de 1917, somente em 1927 teve sua construção definitiva efetivamente iniciada. Monumental obra em estilo clássico colonial, fica localizada em frente ao palácio Tancredo Neves e é patrimônio histórico do Estado de Rondônia.

8 – Café Quixadá e Casa Avião

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

A área rural de Porto Velho é vasta e bastante receptiva, com ambientes ideais para relaxar e se desconectar. As rústicas localidades impressionam com suas exuberantes paisagens, atividades para contemplação de rica natureza ligada ao campo e uma variedade gastronômica imensa. Nosso roteiro pode começar aos domingos com a visita ao Café Quixadá. Comandado pelo casal, Aline Barros Rocha C. Pena, 31 anos e seu marido José Teotônio, 45 anos – engenheiro florestal . Os dois transformaram a propriedade rural num mega espaço de lazer e eventos, onde animaizinhos como cabras, coelhos, mini vacas, mini porcos e aves de todos os tipos recebem as crianças e famílias para um lazer junto à natureza. No café, mais de 50 itens, entre frutas, bolos, doces, sucos e tapiocas feitas na hora, ao preço de R$ 60,00 por pessoa, podendo comer à vontade.

Rodando mais seis quilômetros na mesma estrada, você chega a um lugar fantástico. Famoso pela fabricação de aviões no quintal de casa, Geraldo Benedito de Araújo, de 69 anos, é dono de um local que acabou integrando a rota do turismo na capital rondoniense e que atrai diversos curiosos para conhecer de perto réplicas de aeronaves. Um sonho de infância que começou a ser desenhado muito cedo, mas que só ganhou força por volta dos 65 anos. “A ideia de construir a Casa Avião é um sonho de criança que não se apagou da minha mente e que depois, com a idade de 65 anos, consegui realizar”, explica Geraldo.  No espaço, há mais outros exemplares de aviões para serem visitados. Além disso, Sr. Geraldo e sua mulher recebem os visitantes com um repertório de causos e contos de vida.  O espaço não cobra nada, mas os visitantes podem contribuir com qualquer quantia via pix.

9 –  Museu do Presépio

Foto por: Cláudio Lacerda Oliva

O Museu Internacional do Presépio expõe obras de artistas de todo os estados do Brasil e de 50 países, feitas com materiais recicláveis, palhas, cascas de nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica, entre outros. O Museu Internacional do Presépio foi aberto para visitação em 2002 pelo Padre Enzo Guarino que, ao inaugurar o espaço juntamente com outros italianos, montaram o Presépio Monumental Permanente – um único grande presépio com de mais de 50m² que conta desde a história da criação da humanidade até a ressurreição de Jesus Cristo. A obra foi tombada como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia em 25 de junho do mesmo ano pelo Decreto Governamental nº 9983. O espaço contém 17 encenações com mais de 60 esculturas de cerâmica, doadas por artistas italianos. No Museu Internacional é possível conferir ainda um acervo com mais de mil presépios e mais de 2.800 peças de artistas do mundo inteiro. São obras de vários estilos, origens e tamanhos. O valor do ingresso é de R$ 10,00 por pessoa e fica na área rural de Porto Velho, no bairro socialista.

Texto e foto destaque por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a Porto Velho a convite da Semdestur, com apoio do Sebrae e dos empreendedores de turismo e gastronomia da capital de Rondônia.

Comentários

Sair da versão mobile