Situada na costa mediterrânea espanhola, considerada a quarta cidade mais importante da Espanha, com mais de 300 dias de sol e uma temperatura média de 19ºC, Valência é um destino perfeito para ser visitada durante todo o ano. A cidade oferece uma combinação perfeita que mescla cultura, tradição, vanguarda e principalmente o espírito mediterrâneo que cativa o visitante. Povo simpático, solícito e afetivo.
Há muitas formas para explorar Valência. Aqui selecionamos apenas 09 motivos importantes para convencer você a visitá-la, confira:
Gastronomia
Uma gastronomia rica e variada cujo principal protagonista é o arroz em variadas formas de preparação, destacando-se a paella como prato principal. Os pescados e frutos do mar e as carnes de cordeiro também são atores principais da culinária valenciana.
Lindas praias
Valência, tem sete quilômetros e meio de praias para se perder. Praias urbanas, às quais pode chegar de metro e ônibus e algumas mais selvagens, como a de El Saler, situada no Parque Natural de la Albufera.
Estilo de vida
Desfrutar em qualquer época do ano do sol e nas praias, praças ou enormes alamedas beber um vinho ou uma cerveja nos agradáveis bares da cidade. A noite valenciana oferece um multidão de ambientes diferentes onde se dança bastante, se diverte muito e se joga conversa fora. Muitos dos bares ficam situados no centro histórico, mas existem outros bons locais próximos ao mar ou ao redor dos centros universitários que costumam reunir os mais jovens.
Festas e tradições
Em Valência, há sempre algo para celebrar. Entre as suas festas destacam-se Las Fallas, que enchem a cidade de enormes alegorias parecidas com grandes monumentos que ardem sob o fogo para dar entrada à Primavera. Outras festas são: A Semana Santa Marinera, a procição da Virgem dos Desamparados, o Corpus Valenciano ou a Feira de julho.
Grandes eventos
A cidade é a sede de importantes eventos como: Valencia Open de Tênis 500, Valencia Moto GP, Valencia Fashion Week, o Circuito Internacional de Ópera e a mais importante edição europeia da Campus Party.
Parques e espaços verdes
Valência transformou o velho leito do Rio Turia que atravessava a cidade num enorme jardim de 9 quilômetros . Hoje é um grande pulmão de espaços verdes, com ciclovias, áreas destinadas a prática de variados esportes, cafetarias e áreas de convivência. Um dos espaços naturais mais representativos e interessantes é o Parque Natural de la Albufera.
Mais de 2 mil anos de história
Valência uma mescla de culturas romana, visigoda, muçulmana e medieval. Prova disso são os monumentos tão representativos como a Lonja de la Seda (declarado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade), La Almoina, as Torres de Serranos e de Quart e a Catedral.
Símbolo espanhol de vanguarda
Grandes construções do século XXI como a Cidade das Artes e Ciências, desenhada por Santiago Calatrava, o Palácio de Congressos de Norman Foster ou o edifício Veles e Vents de David Chipperfield, fazem com que Valência seja uma cidade de referência na arquitetura e um símbolo de vanguarda europeu.
Atrações históricas e artísticas
Os palácios e as praças do Bairro del Carmen, a Praça Redonda, a Igreja de Santa Catalina, em cuja praça se encontra o edifício mais estreito da Europa, os afrescos da igreja de San Nicolás, o relógio da Igreja dos Santos Juanes, a pia batismal de San Vicente na paróquia de San Esteban são apenas alguns exemplos das centenas de surpresas que esperam por sua visita.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque via Flickr burnt_poet_society