O clima nostálgico da capital cubana permite que você viva em outros tempos e sinta toda a energia e o clima alegre da cidade. Prédios antigos, carros dos anos 50 e monumentos históricos fazem parte da paisagem urbana. Se você ainda não conhece o adorável e inesquecível destino, confira nove dicas que, com certeza, irão te motivar a visitá-lo:
Havana Velha
Um dos centros urbanos do Caribe mais ricos em arquitetura e história, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1982. Do porto até o centro oficial, a Plaza de Armas, por lá você encontrará todos os tipos de monumentos antigos, fortes, igrejas, palácios e muitas outras atrações.
Museus
Entre os museus que não podem faltar no seu roteiro está o Museu da Revolução, que retrata a história e os acontecimentos que levaram Cuba ao regime socialista. Lá você encontrará recortes de jornais, fotografias e até falas dos revolucionários. Já o Museu da Cidade fica na antiga casa de capitães generais cubanos e possui pátio arborizado e arquitetura barroca. Conheça também o Museu do Chocolate, o do Rum, o de Belas Artes e o Napoleônico.
Parque Morro Cabaña
Situado do outro lado da baía de Havana, é onde se encontram as antigas fortalezas do Castelo do Morro e a Fortaleza de São Carlos, que são Patrimônios da Humanidade pela UNESCO. A dica é assistir à cerimônia do El Cañonazo, onde atores com uniformes da época recriam um disparo de canhão sobre o porto de Havana – o sinal indicava o fechamento das portas da muralha da cidade.
Vida noturna
Se a capital cubana já é animada e agitada durante o dia, tente imaginar como é durante a noite. Com seus ritmos populares explodindo de energia, você pode ir em qualquer barzinho que sentirá a alegria do povo local. Drinques, cultura e música se misturam e alegram os turistas. O Havana Café é um clube famoso, situado dentro do hotel Meliá Cohiba, com um estilo retrô que lembra a cidade dos anos 50.
Malecón
O mais autêntico e popular “teatro” ao ar livre, é ideal para caminhar e praticar exercícios em qualquer época do ano. O Malecón é um dos símbolos da cidade, a avenida à beira-mar onde fica um calçadão de 8 km de extensão. É comum encontrar muitas pessoas contemplando o lugar e também alguns pescadores. Este é sem dúvidas um dos passeios obrigatórios no país.
Praias
As praias de Cuba estão entre as melhores do planeta. Areia fina e branca, águas límpidas e temperaturas agradáveis são alguns dos muitos convites irrecusáveis que você precisa aceitar. Varadero, Playa Guardalavaca, Playa Santa Lucia, Playa Sirena, Playa Ancón, Playa Pilar e Santa María del Mar são algumas que merecem visitas. Muitas são facilmente acessíveis a partir de Havana.
Gran Teatro de La Habana
O Gran Teatro é a casa do Balé Nacional de Cuba e com frequência oferece espetáculos de ópera e exposições artísticas. Confira o calendário de apresentações e, se tiver tempo, assista a uma das lindas peças.
Memorial a José Martí
O memorial dedicado a José Martí, em frente à Praça da Revolução, possui uma grande estátua em mármore, um museu e um observatório com quase 130 metros de altura. Aproveite para fazer fotos incríveis da cidade.
Capitólio Nacional
A construção mais imponente de Havana foi inaugurada em 1929 e se parece muito com o capitólio de Washington, nos EUA. Foi sede do governo de Cuba e hoje funciona como Biblioteca Nacional e Academia Cubana de Ciências.
Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Delpixart