Ícone do site Qual Viagem

9 motivos para curtir Valência: a terra da Paella

Aerial view of Valencia, Spain

A cidade de Valência é uma opção interessante para ser visitada na Espanha. O ideal é ficar de dois a três dias para curtir a bela cidade que foi a responsável pela criação da Paella, um dos principais pratos da culinária espanhola.

Se você entrar pela Espanha por Barcelona pode ir a Valência utilizando-se do trem de alta velocidade, são pouco menos de 3 horas. Quem entrar por Madrid pode utilizar voos econômicos, com 50 minutos de duração , ir de trem ou de ônibus.

Valência é uma cidade com mais de 2 mil anos de história. Foi fundada pelos romanos no ano de 138 a.c, a cidade tem mais de 2 mil anos de história. Denominada antes de Valentia, com a queda do Império Romano ela foi parar nas mãos dos visigodos e por volta do ano 718 passou ao domínio muçulmano. Em 1238 Jaime I, rei da coroa de Aragão, conquistou Valência que passou a ser parte do reino aragonés-catalão. Confira 9 motivos para visitá-la

1. Catedral de Valência

Foto por iStock / Leonid Andronov

Construída entre os séculos XIII e XV sobre uma antiga mesquita muçulmana, o seu estilo predominante é o gótico, porém, ao longo do tempo, foram incorporados outros estilos como o Barroco. É dedica a Santíssima Virgem Maria. Curiosidade: a igreja tem três portas, cada uma de um estilo arquitetônico diferente. A entrada principal é pela praça de la Reina, pela porta de estilo Barroco.

2. Basílica e praça de la Virgen

Foto por iStock / jslsvg

Junto a catedral está a praça de la Virgen JUNTO A fonte de Netuno e as falleras (as rainhas da festa das Fallas). A praça está localizada no antigo fórum romano. Aqui também está a basílica de Nossa Senhora de los Desamparados, uma igreja com um teto barroco muito lindo. Vale entrar para ver a pintura do teto, ao estilo dos tetos das igrejas barrocas italianas.

3. Museu La Almoina

Foto por Reprodução via museosymonumentosvalencia.com/museos/centro-arqueologico-de-la-almoina/

Atrás da catedral está o museu La Almoina, um lugar onde o visitante se transporta a mais de 2000 mil anos de história. No subsolo, deste museu, ficam as ruínas da antiga cidade romana de Valentia e alguns restos da cidade visigoda.

4. Palácio da Generalitat

Foto por iStock / TomasSereda

 

É a sede oficial do governo da comunidade valenciana e o palácio está justamente na frente da Basílica da N. Sra. dos desamparados. O edificio começou a ser construído em 1421 e mais adiante recebeu uma torre renascentista, que é vista da praça da Virgem. O destaque deste prédio é o salão dourado, com um teto precioso com madeira entalhada.

5. La Lonja

Foto por iStock / cavallapazza

Conhecida como a lonja de la seda, porque dentro deste edifício os mercadores da seda realizava as transações comerciais. A construção é Patrimonio da Humanidade da Unesco. O lugar nos remete a história mercantil de Valencia. Destaque para o salão das colunas, com impressionantes colunas helicoidais de 16 metros de altura.

6. Mercado Central

Foto por iStock / venemama

O mercado público de Valencia tem estilo modernista, começou a ser construído em 1914. Com uma bela cúpula , e estrutura de ferro com lindos vitrais e cerâmicas. Dentro dele encontramos uma variedade enorme de produtos da região: frutas, verduras, carnes e diferentes tipos de arroz. O mercado fica aberto só na parte da manhã, das 7 às 15h e a entrada é gratuita.

7. Ciudad de las Artes y las Ciencias

Foto por iStock / SteveAllenPhoto

Este complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento causou muita polêmica quando foi construído. O arquiteto é Santiago Calatrava, o mesmo que acabou de construir o museu do Amanhã no Rio de Janeiro. O lugar fica um pouco afastado do centro de Valência e é preciso ir de ônibus até lá.

8. Praias de Valência

Foto por iStock / Simon Lehmann

As praias de Valência geralmente tem uma grande extensão de areia e muitos bares e restaurantes na orla. Dizem que lá é onde estão os melhores restaurantes de paella.

9. Comer Paella e tomar Hortaxa

Foto por iStock / Maria_Lapina

Prato típico e tradicional desta região, que produz o melhor arroz da Espanha. A verdadeira Paella Valenciana é feita com carne de coelho e frango. O restaurante Canela fica na Calle de Quart, 49 e é uma referencia para experimentar a iguaria gastronômica de Valência. O turista deve também experimentar a horxata que é uma bebida refrescante feita com chufa, um tubérculo, açúcar e água. A bebida é consumida na Espanha durante o verão, mas em Valência tem o ano todo. Em Valência tome uma horxata na tradicional horxateria Santa Catalina, Plaça de Santa Caterina, 6. Dentro e fora do mercado central também tem horxaterias deliciosas.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por iStock / unclepodger

Comentários

Sair da versão mobile