logo

Telefone: (11) 3024-9500

9 lugares que mostram a história e os costumes de Belgrado, na Sérvia | Qual Viagem Logo

9 lugares que mostram a história e os costumes de Belgrado, na Sérvia

10 de julho de 2017

Conhecer Belgrado, capital da Sérvia, significa mergulhar em uma história que tem passagens tristes e de muita determinação. Após sofrer inúmeras vezes com guerras e conflitos, a cidade se reergueu e, hoje, mostra as belezas que conquistam turistas de todo o mundo. O roteiro por Belgrado irá proporcionar experiências inesquecíveis, desde a hora em que pisar nas terras sérvias até o momento de ir embora. Que tal fugir de roteiros mais óbvios e partir para uma aventura histórica? Conheça dez lugares imperdíveis do destino:

Parque Kalemegdan e Forte de Belgrado

Belgrade, Serbia - July 4, 2014: View of Danube and Tuna Rivers from Belgrade Fortress, Serbia

Foto por iStock / Czgur

Considerado núcleo da cidade, esta área ocupada em frente aos rios Sava e Danúbio serviu como estrutura de defesa da região até o século XVIII. Atualmente, abriga um zoológico, museus, área de lazer, restaurante, café e muita história.

Ada Ciganlija

Two green chairs at the beach of Ada lake in Belgrade, Serbia

Foto por iStock / Banet12

A sete quilômetros do centro, Ada Ciganlija é o refúgio dos moradores e turistas durante o verão. Já que o país não possui praias, todos fogem do calor escaldante do centro e partem para esta área arborizada e com um lago artificial, para se refrescarem e curtirem a sombra fresca.

Casa da Princesa Ljubica

Belgrade, Serbia. February 9, 2017. Princess Ljubica's Residence (Konak knjeginje Ljubice)

Foto por iStock / Diego Coppola

A região conservada é uma das mais antigas de Belgrado e lembra a época em que o país viveu sob uma monarquia. A casa da princesa foi construída em 1829, a pedido do príncipe Milos, e mistura influências dos Bálcãs com as da Turquia. Visite a casa e confira o estilo arquitetônico e as ruas ao redor.

Kneza Mihaila

Belgrade, Serbia - September 23, 2015: Knez Mihailova Street. Street is the main shopping mile of Belgrade. Filtered photo with warm summer lighting.

Foto por iStock / Kirillm

Essa rua de pedestres é a mais concorrida do centro da cidade e uma das mais antigas. Nela é possível encontrar lojas, cafés, obras de arte, prédios antigos, sorveterias e carrinhos que vendem pipoca.

Kneza Milosa

Belgrade, Serbia - July 3,2014: Remains of the Yugoslav Ministry of Defence, which was considered to be a masterpiece of post-war architecture, was bombed on 7th May 1999 during Operation Allied Force.

Foto por iStock / Czgur

Ao andar por essa rua, você ficará chocado ao ver prédios que foram destruídos no século XX e que ainda permanecem por lá, contando e relembrando aos moradores dos dias difíceis que passaram. Alguns desses prédios são do governo.

Mercados

Belgrade, Serbia - July 12, 2015: Kalenic market in Belgrade downtown is one of the most pupalr markets in the city. It is open-air greenmarket where farmer sell their products.

Foto por iStock / Brajcev

Os mercados e as feiras que acontecem na rua são muito interessantes e atraentes. Nos mínimos detalhes o turista percebe os costumes dos sérvios. Em lugares assim ele poderá ver o que os locais consomem com frequência. Na feira encontra-se de tudo um pouco, desde frutas, legumes e verduras até barracas de doces, sapatos e roupas.

Skadarlija

Vintage Skadarska street in Skadarlija, main bohemian quarter of Belgrade, Serbia

Foto por iStock / vladimir_n

O antigo quarteirão boêmio é uma visita imperdível. A rua que já serviu de assentamento para ciganos hoje é charmosa e deliciosa, com diversas opções gastronômicas.

Zemun

Beautiful view over sunny orange roofs of Zemun quarter and Danube river in summer, Serbia.

Foto por iStock / sfabisuk

Se você procura por diversão durante o dia e animação durante a noite até altas horas, esta região é perfeita. Essa parte da cidade foi construída de forma separada e só foi incorporada como parte de Belgrado em 1934. Localizada às margens do Rio Sava, de dia as famílias aproveitam os bons restaurantes e o lazer do lugar – já durante a noite, os bares, cafés e cassinos ficam animados.

Igrejas

St. Sava Cathedral and Karadjordje (Serbian political leader) statue, Belgrade

Catedral de St. Sava. Foto por iStock / saiko3p

As igrejas que você encontrará na cidade possuem uma beleza arquitetônica diferente de qualquer outra que já tenha visto. Para visitá-las, o turista deve seguir algumas “recomendações” básicas e respeitar os hábitos locais. Mulheres devem ter os ombros cobertos e evitar saias e shorts curtos; enquanto os homens devem usar calças e tirar o chapéu ao entrar. Homens ficam à direita da igreja e mulheres à esquerda, além disso elas não devem passar pelo santuário. Conheça a Igreja de St. Sava, Igreja St. Mark’s no Parque Tasmajdan, a Capela St. Petka e a Catedral Ortodoxa.

 

Texto por: Caroline Oliveira

Foto destaque por iStock / Rasica

Comentários