Há uma certa magia em viajar de trem pelo Reino Unido. Talvez sejam as estações históricas, os vilarejos do interior ou as colinas e lagos que vemos pela janela. Aqui vão nove rotas que recomendamos a você a partir de Londres:
Bath, Inglaterra
Bath é uma cidade adorável, listada como patrimônio da humanidade graças ao templo erguido pelos romanos em homenagem à deusa Minerva, sobre uma fonte de água termal. Visitar o Roman Baths é programa imperdível em Bath. Outro grande atrativo da cidade é Jane Austen, a autora de obras como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, que viveu em Bath e ganhou um museu em sua homenagem na cidade. O trajeto de trem de Paddington à Bath leva 1h30.
Bristol, Inglaterra
No meio do caminho entre Londres e Cardiff está Bristol, uma cidade animada e repleta de atrações, dentre elas o tour de grafites de Banksy, um dos mais famosos e misteriosos artistas urbanos, que é de Bristol. Alguns de seus trabalhos mais notáveis estão por lá. O trajeto de trem leva cerca de 2h15.
Cambridge, Inglaterra
Menos de uma hora de trem separam Londres da charmosa Cambridge, que, assim como Oxford, conta com uma universidade histórica entre as cinco melhores do mundo. Por seus corredores passaram gênios como Isaac Newton e Charles Darwin, e além de saber um pouco mais sobre seus alunos famosos é possível conhecer um ótimo museu (gratuito) e o jardim botânico. O trajeto de trem leva cerca de 55 minutos.
Cardiff, País de Gales
Apenas duas horas de trem separam Londres da capital do País de Gales, Cardiff. Você encontrará uma cidade linda e um povo muito acolhedor. Pode visitar os dois castelos centrais, fazer um tour de bicicleta pela baía, conhecer o estádio que foi sede da final da Champion’s League em 2017 e se deliciar com a culinária galesa. Sem contar as compras!
Liverpool, Inglaterra
Pegue um trem na estação de Euston e 2h45 depois estará na cidade berço dos Beatles. Do premiado museu Beatles Story ao tour Magical Mystery, Liverpool oferece tudo o que um fã dos Beatles deseja – inclusive pequenos shows no Cavern Club, onde o quarteto tocou mais de 300 vezes. As duas catedrais e os sete museus gratuitos enriquecem ainda mais o roteiro.
Oxford, Inglaterra
Com uma universidade de mais de 900 anos, Oxford é sinônimo de história. O tour pelos colleges conta a história de alunos famosos como J.R.R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”, e Lewis Carroll, criador de Alice, e mostra locações dos primeiros filmes da saga Harry Potter. O trajeto de trem leva cerca de uma hora.
Stratford-upon-Avon, Inglaterra
Todos os dias esta pequena cidade do interior, Stratford-upon-Avon, recebe centenas de visitantes em busca das origens do maior poeta e dramaturgo do planeta: ali nasceu William Shakespeare quase 500 anos atrás. Visite a casa onde ele nasceu, a catedral onde foi enterrado e assista a uma de suas obras no Royal Shakespeare Theatre, referência global. O trajeto leva menos de duas horas.
Windsor, Inglaterra
Pegue um trem na estação de Paddington em Londres e em 30 minutos estará no Castelo de Windsor, onde a Rainha Elizabeth passa os finais de semana. É o maior castelo habitado do mundo e uma das atrações mais visitadas da Inglaterra. Além do castelo, Windsor também abriga a Legoland, um resort perfeito para quem viaja com crianças.
York, Inglaterra
A antiga capital viking da Inglaterra é um dos atrativos do norte do país. Ao chegar você irá se encantar com o belíssimo Mosteiro de York, construído em estilo gótico e ruelas medievais cheias de charme que parecem saídas dos filmes de Harry Potter. O trajeto de trem de Londres leva cerca de 2h10.
Mais informações em: visitbritain.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SAKhanPhotography