Apesar de possuir um clima bem interiorano, a cidade de Limerick, na Irlanda, tem ares de cidade grande. Galerias de arte, vida noturna agitada, mercados de rua e atrações culturais diversificadas atraem turistas de todos os lugares para conhecer a região.
Sua história é bem antiga e remete a Era Viking, por isso é muito fácil encontrar alguns prédios históricos, como a Igreja de Santa Maria, que foi construída em 1168, e é o mais antigo edifício de Limerick. A Catedral foi fundada sob o antigo palácio de Donal Mor O’Brien, rei de Muster, e era um importante local de reuniões dos representantes vikings. Até hoje, algumas partes originais do palácio continuam incorporadas à Igreja e intactas, como a Porta Oeste, a entrada principal. A Catedral abre diariamente, das 8:30 às 17:30 e a entrada é gratuita.
O Mercado de Leite é uma das atrações inusitadas da cidade, porém igualmente deliciosa. O local é um verdadeiro paraíso de produtos naturais, onde o visitante pode se aventurar experimentando comidinhas diferentes. A maioria dos comerciantes produzem tudo o que vendem, inclusive carnes artesanais. São 50 barracas e 21 lojas para descobrir novos sabores e aproveitar o que Limerick tem de melhor para oferecer. O Mercado abre de sexta a domingo, das 10 às 15h e a entrada é gratuita.
O point turístico, no entanto, é o Castelo de Rei John, construído no século XIII em um antigo assentamento viking, às margens do rio Shannon. A principal estratégia era arrecadar fundos monetários das embarcações que atracavam no porto de Limerick, e também se defender de possíveis ataques inimigos.
Durante o século XVII, o castelo sofreu diversos danos após conflitos entre católicos e protestantes. Nesse período, o edifício foi sitiado cinco vezes. Em 2011, foi iniciado um processo de restauro e, em 2013, o Castelo foi reaberto ao público. Hoje ele atua como um museu interativo, onde o público tem contato com a história da cidade e da construção quase milenar.
Ainda no centro da cidade é possível conhecer a Galeria de Arte de Limerick, que conta com exposições permanentes e temporárias, café, oficinas e diversas instalações para os visitantes. Ao lado do museu está o People’s Park, o mais antigo da cidade, inaugurado em 1877, ideal para curtir um tempo com amigos, família ou até mesmo sozinho.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Mustang_79