Localizado na costa ao sul da cidade de Stonehaven, o Castelo de Dunnotar é uma imponente construção sobre as falésias acima do mar. A rocha na qual o castelo se encontra foi formada há cerca de 440 milhões de anos, durante o período Silúrico.
Em meados do século IV, São Niniano, um dos principais missionários dos povos pictos – antigos habitantes da Escócia –, construiu o primeiro lugar de culto em Dunnotar. Após invasões vikings e batalhas, o local ficou por muito tempo abandonado e, posteriormente foi recuperado pela poderosa e influente família Keith. Foi Sir William Keith quem construiu a Casa da Torre, que permanece intacta até hoje.
Com o passar dos anos, muitas famílias de renome visitavam as terras de Dunnotar, inclusive a Rainha Maria da Escócia e seu filho James VI, que praticava caça e passava muitos dias na companhia dos Keith.
As estruturas do castelo voltaram a se abalar durante a Guerra Civil, que começou por volta de 1645. O evento mais marcante, no entanto, foi a coroação do rei Charles II. Após uma emboscada dos ingleses, as Honras da Escócia – joias mais importantes da coroa – que deveriam seguir para Edimburgo, tiverem que ser levadas às pressas para o Castelo de Dunnotar, onde permaneceram por oito meses até serem contrabandeadas.
Após família Keith ser acusada de traição e perderem todas as suas posses, o Castelo de Dunnotar foi vendido para a York Mining Company, empresa que retirou tudo o que poderia ser valioso dentro do local, inclusive pisos e o teto.
Somente 200 anos depois, a família Pearson comprou o castelo e foi a primeira viscondessa, Lady Cowdray, que iniciou os trabalhos de restauração e o abriu ao público.
Atualmente, o castelo continua aberto para visitação, apesar de algumas partes ainda estarem em ruínas. O Drawing Room é a parte mais visitada do local, que foi restaurado em homenagem à Batalha pelas Honras da Escócia.
O castelo também já serviu de locação para filmes e séries, como Hamlet e Valente.
Durante a temporada de verão, o local fica aberto diariamente das 9h às 17h30; já no inverno, o horário varia das 10h às 14h30 ou das 10h às 16h30. O ingresso para adultos custa £ 7 e para crianças £ 3.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Susanne Neumann