Ao nos depararmos com a palavra deserto, o mais natural é pensar em grandes regiões áridas e extremamente quentes. Porém, o deserto de Carcross desafia tudo o que você conhece sobre desertos. Este é o menor deserto que existe, com apenas 2,5 km quadrados e é formado por uma faixa de areia e dunas.
Localizado no extremo Ocidente do Canadá, na província de Yukon, o menor dos três territórios federais do Canadá, é um dos menores desertos existentes no mundo, com apenas 2.5 km quadrados de extensão.
No verão, as dunas ficam expostas, tornando ideal para andar de quadriciclos, fazer caminhadas, camping, piquenique e até mesmo sandboard. Quando chega a temporada de neve, a paisagem muda e os snowboarders tomam conta da paisagem, junto com praticantes de esqui.
Na língua nativa local, esse lugar recebe o nome de Naataase Heen, que significa “água descendo por caminhos estreitos”, pois o lugar é justamente uma das entradas de uma ponte natural entre os lagos Bennett e Nares, por onde os grande grupos de caribous passavam. Assim, as tribos se instalavam ali, porque a caça era farta. A origem do nome Carcross vem de uma mistura das palavras Caribou Crossing.
O vilarejo de Carcross, fez parte da “Corrida do Ouro” e possui um legado da cultura aborígene canadense. O local ainda serva de estudos para os cientistas e abriga uma variedade de espécies de animais.
Mais informações: www.etacanadavisa.com.br
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via Divulgação