Ícone do site Qual Viagem

8 vinícolas para se encantar em Canelones no Uruguai

Uma centena de vinícolas ocupam diversas regiões uruguaias, essa extensa área é justificada por sua posição privilegiada e seu clima, mas tem uma região que é encantadora e ao lado da capital de nosso vizinho. Se chama Canelones, é cercada por uma grande área dominada por pequenas fazendas, vinhedos e fazendas leiteiras. Hoje o estado/departamento concentra 60% das bodegas do país.

A alternativa para o Enoturismo é infinita, o visitante encontra desde as mais tradicionais, familiares até as mais luxuosas, modernas e rústicas. Tem para todos os gostos. Algumas das Bodegas existentes na região estão associadas a Los Caminos del Vino, associação responsável pela divulgação do Enoturismo no Uruguai, dentre destacamos 8: Juanicó, Moizo, Artesana, Marichal, De Lucca Wines, Varela Zarranz, Pizzorno e Viñedo de los Vientos.

Além das vinícolas e do campo, essa região possui mais de 65km de praia com locais para o descanso, a pesca e atividades náuticas. A região é a origem natural de muitos alimentos consumidos pelos uruguaios. É indiscutível, muitos especialistas acreditam que essa região possui um dos melhores vinhos Tannat, além de possuir um dos pores do sol mais espetaculares e aplaudidos do país.

Familiares e tradicionais

Estabelecimento Juanicó, é a principal bodega do Uruguai e elabora a reconhecida marca de vinhos Don Pascual, chamada assim em homenagem a Don Pascual Harriague – introdutor da cepa Tannat no país. Um local único, declarado Monumento Histórico Nacional por suas edificações antigas, mantidas intactas até hoje. Uma porção da terra em que se fusionam natureza e vinho fazem do local um despertador dos sentidos. O visitante percorre os vinhedos, conhece a elaboração e pode saborear os principais vinhos localizados na cava histórica.

Informações: www.juanico.com

Família Moizo, uma bodega bem familiar e artesanal, foi fundada em 1954. Tem tradição vitivinícola piemontesa. Oferece experiências enoturísticas personalizadas, com um atendimento realizado por enólogos da própria família. O percurso acontece entre os vinhedos, as antigas instalações da vinícola, degustação e gastronomia caseira/familiar. Até hoje é mantido o processo artesanal do vinho conforme feito pelos antecessores na Itália.

Informações: www.bodegamoizo.com

Bodega Marichal, aqui o visitante é capaz de descobrir o verdadeiro segredo da família em manter o local administrado por quatro gerações. A proposta é apresentar ao turista os vinhedos juntamente a um passeio pelo processo da vinificação na bodega construída em 1938. Na casa original da família Marichal acontecem as degustações de vinhos acompanhadas das famosas empanadas caseiras, bem como de um almoço campestre com carnes assadas e saladas frescas.

Informações: www.marichalwines.com

De Lucca Wines, uma das mais antigas do país, foi fundada em 1945. Está na região de El Colorado, é caracterizada por uma administração artesanal, austera, preservando o ecossistema no qual estão plantadas suas cepas, obtendo um vinho de alto valor. A proposta da De Lucca é que o visitante viaje no tempo por meio de visitas guiadas exclusivamente por integrantes da família, a viagem também inclui Cata de vinhos e passeio personalizado.

Informações: www.deluccawines.com

Viña Varela Zarranz, localizada a 20 minutos do aeroporto de Carrasco, essa vinícola oferece aos turistas em sua paisagem um caminho bordeado de oliveiras e por meio os vinhedos, e ao final a bodega fundada no fim do século XIX – patrimônio da vitivinicultura uruguaia.  A riqueza histórica do local existe até hoje na nave central e na cava subterrânea – abrigo da maior coleção do país de barris de roble francês em uso e as barricas novas que repousam os melhores vinhos da família. A Varela Zarranz oferece visitas guiadas que contam a história do estabelecimento, o processo da elaboração dos vinhos e espumantes naturais, finalizando com degustação e proposta gastronômica de primeiro nível.

Pizzorno Family States, a bodega dedicada à produção de vinhos de alta qualidade, confecciona seu tesouro em pequenas quantidades mantendo assim sua elevada categoria. A proposta ao turista é que conheça as instalações e tradição levada adiante por quatro gerações, por meio das visitas guiadas ao vinhedo e à bodega, conhecendo a história da família, a cava, os processos de elaboração do vinho e o turista, pode ainda, realizar degustações personalizadas sempre acompanhadas por um membro da família.

Informações: www.pizzornowines.com

Modernas e jovens

Viñedo de Los Vientos, fundado em 1998 o estabelecimento foi ranqueado como o quinto em exportação do Uruguay. Trata-se de uma bodega boutique localizada em Atlântida, balneário de Canelones, que oferece visita guiada ao redor dos vinhedos junto aos donos, aproveitando o entorno natural e fresco, por estar próximo ao mar e montanhas. Por meio dos vinhos e gastronomia o estabelecimento resgata as raízes e tradições do que chamam de “Cozinha em Bodegas”.

Bodega Artesana, localizada em Las Brujas está o projeto criado em 2011. Nesse local o visitante tem a oportunidade de vivenciar momentos únicos, acompanhado de excelentes vinhos e uma gastronomia que utiliza produtos da região, possuindo uma ampla proposta da cozinha tradicional/local. O visitante poderá fazer passeios que os levam até as plantações da exclusiva cepa Zinfandel. A natureza e a tranquilidade se misturam gerando uma experiencia para compartilhar.

Informações: www.artesanawinery.com

Todas as outras possibilidades de vinícolas e regiões estão no site da associação “Los Caminos del Vino”. O visitante experimenta o melhor do Enoturismo no Uruguai.

Mais informações em: www.canelonesturismo.gub.uy ou www.loscaminosdelvino.com.uy.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile