Um passeio por Karlín é o melhor a fazer para aqueles que querem sair do centro histórico de Praga, na República Tcheca, para a realidade de uma cidade em mudança. A caminhada é calma e plana, exceto pela subida ao monumento do monte Vítkov. Ainda no final do século passado, Karlín era um distrito industrial que não atraía turistas.
Após as inundações catastróficas de 2002, o bairro renasceu das cinzas. No lugar dos prédios afetados, outros modernos foram construídos que deram ao bairro um novo impulso. Hoje é uma área de novas tendências, às vezes lembrando Berlim. Possui amplas avenidas, edifícios modernistas restaurados, restaurantes e cafés modernos, parques e edifícios industriais convertidos em centros culturais. E acima do bairro fica o monte de Vítkov, com seu monumento e suas belas vistas.
Confira oito lugares para você visitar neste ótimo bairro:
Invalidovna
Belo parque ao redor do edifício barroco “Invalidovna”, anteriormente um hospital para veteranos do exército Habsburgo e agora pertencente ao Ministério da Defesa. O famoso fotógrafo Josef Sudek começou sua carreira ali. Existe também um parque infantil para crianças e área para petanca.
Praça de Lyčka
A Praça Lyčka, dominada por um belo edifício modernista que funciona como uma escola, com seus bancos para descansar, é um lugar idílico. A rua Šaldova parece completamente normal à primeira vista, mas, se olharmos, descobriremos curiosidades arquitetônicas, como antigos espaços industriais convertidos em casas.
Rua Pernerova
Muitos dos edifícios industriais de Karlin foram destruídos, mas parte da empresa de engenharia ČKD ainda permanece na rua Pernerova. Normalmente, esses edifícios foram convertidos em escritórios ou foram reconstruídos e ampliados.
Kotelna, Machine House
Os modernos escritórios da Kotelna e da Machine House mantiveram sua forma industrial original, incluindo a impressionante chaminé; Originalmente, eles abrigavam a fábrica de caldeiras e máquinas da famosa marca ČKD.
Forum Karlín
O centro cultural Forum Karlín, obra do renomado arquiteto catalão Ricardo Bofill, também pode ser considerado um exemplo da arquitetura industrial reconstruída do século XIX, que aproveita parte da histórica fábrica de geradores a vapor, e atualmente é uma redação moderna de uma grande empresa de mídia tcheca
Túnel de Žižkov
O túnel, de mais de 300 m, une a rua Thámova em Karlín com a praça Tachovské em Žižkov.
Monte Vítkov e Monumento nacional de Vítkov
O monte Vítkov é atravessado por uma rede de trilhas e ciclovias; Suba qualquer uma delas em direção ao monumento, que, com um interior art déco, foi originalmente erguido como lembrança dos legionários da Tchecoslováquia que lutaram no exterior durante a Primeira Guerra Mundial e como mausoléu do primeiro presidente da Tchecoslováquia, T.G. Masaryk. Hoje abriga uma exposição histórica gerenciada pelo Museu Nacional. Juntamente com a estátua de Jan Žižka (o lendário capitão hussita, que dá nome ao bairro), é visível de praticamente toda a cidade – a escultura é uma das maiores estátuas equestres do mundo. Do topo do monumento, onde é possível subir pagando a entrada, as vistas são magníficas
Praça de Karlín
A praça Karlín, que foi recentemente reconstruída, é o espaço público central de todo o bairro, dominado pela grande basílica neo-romântica de São Cirilo e Metódio, com torres de 78 metros. Várias atividades ocorrem nesta praça, como celebrações ou mercados de rua. Também possui um playground para crianças e equipamentos para exercícios. Nos arredores, você encontrará vários restaurantes e cafés.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Divulgação