A Islândia não é um dos destinos mais visitados por brasileiros, por sua localização remota e clima muito frio. Mas talvez muitos mudem de ideia ao ver as belezas que estão guardadas nesse país, uma ilha repleta de fenômenos geológicos e paisagens incríveis, um lugar onde é possível conferir de perto toda a força e o esplendor da natureza.
Laguna Jökulsárlón
Também conhecida como Laguna dos Icebergs, esse corpo d’água fica em uma das pontas da grande geleira de Vatnajökull e, é claro, é repleto de icebergs. Barcos levam até bem perto dessas fatias enormes de gelo.
Skógafoss
Com uma queda de 60 metros, a cachoeira é uma das maiores da Islândia e é abastecida com água de degelo. Arco-íris são comuns nessa queda d’água.
Seljalandsfoss
Uma das cachoeiras mais famosas do país graças ao seu visual singular: é possível vê-la de trás, dentro de uma caverna. Mas se prepare para sair molhado de lá.
Parque Nacional Skaftafell
Hoje, Skaftafell faz parte de um parque ainda maior, o de Vatnajökull. O destaque fica por conta da Caverna de Gelo, que, no inverno, fica com uma cor azul por causa do gelo em suas paredes.
Dettifoss
Dettifoss é uma das maiores cataratas da Europa. No verão, com o degelo comum da época, a vazão das águas fica ainda mais impressionante.
Godafoss
Apesar de não uma das maiores quedas d’água da Islândia, é considerada uma das cachoeiras mais bonitas. Suas águas têm um lindo tom azul.
Vale de Haukadalur
Haukadalur, no sudoeste do país, possui uma atividade geotérmica intensa e engloba alguns dos principais e maiores gêiseres da Islândia – entre eles, Strokkur e Geysir.
Gullfoss
A Islândia é conhecida como o país das cachoeiras e é fácil entender o motivo. Gullfoss é a maior cachoeira da Europa e é linda em todas as estações do ano.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / TomasSereda