Destino diferente na Europa, a Eslovênia é um país localizado entre a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. Apesar de seu território ser bem pequeno, o país oferece uma boa variedade de destinos e paisagens, dos Alpes ao litoral banhado pelo Mar Adriático. Saiba o que incluir em um roteiro pelo país:
Liubliana
Capital da Eslovênia, Liubliana é bem arborizada e muito fotogênica, com construções bem preservadas de diversos períodos – do barroco ao art nouveau. Seus principais cartões-postais incluem lugares como a Tromostovje (Ponte Tripla), a Praça Prešernov trg, a Ponte do Dragão (Zmajski most) e o Castelo de Liubliana.
Bled
No noroeste da Eslovênia, Bled encanta seus visitantes com uma beleza cinematográfica. Cercado por montanhas, o lago de mesmo nome tem uma ilha bem no centro, com uma capela barroca. O destino também é conhecido pelo Castelo de Bled, localizado sobre um penhasco à beira do lago.
Triglav
Maior área protegida da Eslovênia, o Parque Nacional de Triglav reúne vales, cachoeiras, lagos e os picos nevados dos Alpes Julianos. Ali está a mais alta montanha do país: o monte Triglav, com 2.864 metros de altitude.
Lago Bohinj
Bohinj disputa com Bled pelo título de lago mais bonito da Eslovênia. Com águas que vão do azul ao verde, é um típico lago alpino. Por ser menos conhecido, rende um passeio mais tranquilo do que Bled.
Desfiladeiro de Vintgar
Bem perto de Bled e já aos pés dos Alpes, o Desfiladeiro de Vintgar é formado por um rio cristalino que atravessa um caminho ao longo de rochedos verticais, formando piscinas naturais e cachoeiras.
Vale do Soča
A região do Vale do Rio Soča é um paraíso para curtir atividades aquáticas, como rafting. Suas águas turquesas atravessam desfiladeiros, cachoeiras e piscinas naturais entre montanhas.
Piran
A encantadora Piran é o destino mais famoso do litoral esloveno. Seu charme mediterrâneo remete à Itália e às cidades litorâneas da Croácia, com ruas de pedra e casas coloridas.
Predjama
Perto de Postojna, o Castelo de Predjama data da Idade Média e foi construído entre as rochas de um penhasco de 123 metros de altura. Atrás do castelo, há uma rede de túneis secretos escavados na rocha.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / NataliaDeriabina