Peruíbe é um paradisíaco município localizado na Baixada Santista, no estado de São Paulo, que tem origens indígenas e belíssimas praias. Apesar de ser extremamente jovem, com somente 57 anos de fundação, é uma boa opção de passeio, já que a cidade é considerada uma das 15 estâncias balneárias do estado e apresenta clima subtropical, forte presença da mata atlântica, muito sossego e bastante cultura tradicional em seus pontos turísticos. Mas, não só de praias vive a cidade, e para desvendar os melhores pontos à visitar, confira a lista abaixo:
Praia da Barra do Una
Uma das praias mais bonitas do litoral sul do estado! Com águas calmas e muita natureza, não costuma ficar muito cheia, e por isso é excelente para passear com a família. Aproveite a incrível paisagem e desfrute do melhor da água doce e também da água salgada, já que o Rio Una deságua no mar. O passeio é calmo e muito bacana!
Aquário de Peruíbe
Em funcionamento desde 2009, o Aquário conta com mais de 20 ambientes e cerca de 80 espécies de animais terrestres e aquáticos. Ainda há um mini museu de taxidermia e fósseis e, a lojinha de souvenires, que é impossível de não visitar. A estrutura toda é ótima, e proporciona ótimos momentos com as crianças, que vão querer ver tudo e tirar muitas fotos!
Praia de Caramborê
Uma praia pequena e praticamente desabitada. Suas águas tem um leve tom esverdeado. Como não apresenta infraestrutura turística, é a melhor opção de passeio se você busca momentos bem tranquilos, às margens de uma paisagem tropical.
Cachoeira do Paraíso
A cachoeira fica dentro da Estação Ecológica de Juréia, que tem 80.000 hectares de Mata Atlântica e muitas belezas naturais. Não se engane pela tortuosa estrada de terra que leva às águas, pois o lugar é lindíssimo, com pedras enormes e paisagens exuberantes. Vale a pena conhecer a cachoeira e dar uma olhada em toda a Juréia!
Praia Guaraú
Próxima à Estação Ecológica de Juréia, é a praia mais urbanizada de Peruíbe. A infraestrutura turística é boa, e além dos quiosques, conta com campings, pousadas e restaurantes. Seu mar limpo costuma ser visitado pelos surfistas da região, que entre uma onda e outra aproveitam a bela vista. Uma praia diferente e muito bacana!
Ruínas do Abarebebe
Tombado em 1984 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, o monumento abriga incríveis restos de uma igreja jesuíta do século XVI, que é uma das mais antigas do país. É cobrado um valor mínimo para a visitação no local, que costuma receber muitos grupos escolares, devido à suas diferenciadas programações culturais, inclusive no período das férias. Vale a pena visitar este ponto, que é o marco histórico da fundação da cidade!
Prainha
Com aproximadamente 350 metros de extensão, é muito visitada por suas rochas e vista panorâmica de toda a cidade. A faixa de areia tem largura média, e as águas são límpidas e calmas. Vale a pena caminhar pela trilha do local, que tem vegetação natural e passa pertinho das casas de veraneio!
Museu Histórico e Arqueológico
Originalmente o museu funcionava no Mirante da cidade, mas em 2014 foi reinaugurado no antigo prédio da Estação Ferroviária. Com mais de 350 peças arqueológicas remontando a história da região, o período da colonização do Brasil é muito intenso no local. Embarque nessa aventura cultural e conheça o museu, que é aberto ao público e não cobra entrada.
Texto por: Colaboração Heitor Herruso
Foto destaque via Flickr Moviola Midia Livre