Ícone do site Qual Viagem

8 lugares para descobrir o Peru milenar

Machu Picchu, a UNESCO World Heritage Site in 1983. One of the New Seven Wonders of the World.

Entre sítios arqueológicos e ruínas de antigas cidades, o Peru está repleto de tesouros históricos que datam de muitos séculos atrás. São dezenas de vestígios de culturas passadas, dos poderosos incas à primeira civilização da América. Visitar esses locais é uma das melhores experiências de viagens que se pode ter no país. Por isso, separamos abaixo oito destinos que revelam o Peru milenar:

Machu Picchu

Foto por iStock / ninitta

Considerado um dos destinos turísticos mais imperdíveis do mundo, Machu Picchu guarda um cenário simplesmente de tirar o fôlego. Erguida no topo de uma montanha a 2.500 metros de altitude, essa cidade inca do século XV possui templos, terraços e canais de água.

Chan Chan

Foto por iStock / JeremyRichards

Na cidade de Trujillo, Chan Chan foi uma grande cidade construída com barro na era pré-colombiana. Com cidadelas cercadas por muros, estátuas, pirâmides e canais, esse complexo chegou a abrigar cem mil pessoas no seu auge e foi a capital do reino Chimú.

Caral

Foto por iStock / capessot

A cidade sagrada de Caral era o lar da primeira civilização da América, tão antiga quanto as do Egito e da Mesopotâmia – surgiu há cinco mil anos. Possui ruínas de pirâmides, praças e residências. Fica a quase 200 km ao norte de Lima.

Kuelap

Foto por Daniel Silva / PROMPERÚ

No norte do país, na região do Amazonas, a fortaleza de Kuelap foi construída no século XI pelos Chacapoyas. Por ter mais de 700 estruturas de arquitetura complexa e estar no topo de uma montanha, Kuelap também é chamada de “a segunda Machu Picchu”.

Nazca

Foto por iStock / jarnogz

Em pleno deserto de Ica, está o mais importante vestígio da cultura Nazca, as linhas e os geóglifos de Nazca. São dezenas de figuras de seres antropomorfos e animais, como uma aranha e um condor, com comprimentos que vão de 50 a 300 metros, vistas claramente apenas do alto. Cercadas de mistério, sobreviveram à ação do tempo por quase dois mil anos.

Choquequirao

Foto por Gihan Tubbeh / PROMPERÚ / Divulgação

A poucos quilômetros de Machu Picchu, Choquequirao guarda ruínas incas a três mil metros de altitude, em uma área que se estima ser três vezes maior que a de seu vizinho famoso. Cercada de muito verde e repleta de construções como terraços e praças, Choquequirao data do século XV e ainda é pouco conhecida entre os turistas.

Chavín

Foto por iStock / DC_Colombia

Em Ancash fica o antigo povoado Chavín de Huantar, pertencente à cultura pré-inca Chavín, que viveu há cerca de três mil anos. Encontrava-se ali um importante oráculo, onde as pessoas buscavam respostas e deixavam oferendas aos deuses. Há templos, pirâmides, praças e rostos entalhados em pedra.

Cusco

Foto por iStock / nok6716

Antiga capital do Império Inca, Cusco é um lugar único no mundo por sua história e arquitetura. Os conquistadores espanhóis ergueram sobre as construções incas suas igrejas, conventos e casas. Até hoje, Cusco preserva essa mistura entre duas culturas tão diferentes. Nos arredores, é possível encontrar sítios arqueológicos, como o de Sacsayhuamán.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / saiko3p

Comentários

Sair da versão mobile