A segunda maior cidade da Itália é famosa por ser palco de grandes eventos de moda, o destino dos apaixonados pela indústria fashion. Mas não é só de moda que vive o destino do norte italiano, com construções monumentais e muito glamour, conheça 8 atrações imperdíveis na cidade moderna que agrada a todos os públicos.
Duomo
O maior e mais imponente monumento da cidade, a catedral ocupa uma área de 11.700 m². Construída a partir de 1386, a catedral possui um estilo gótico, com interior austero que abriga mais de mil estátuas sacras. Para chegar ao local é preciso subir 165 degraus ou pagar uma taxa para usar o elevador.
Santa Maria delle Grazie
Construída ao lado de um convento dominicano, a igreja já serviu de tribunal da Inquisição e recebeu uma das paredes do refeitório a pintura “A última Ceia”, de Leonardo da Vinci. Atualmente, o local se tornou o museu Cenacolo Vinciano e para visitar, precisa agendar com antecedência por telefone.
Castelo Sforzesco
O castelo oferece espaço para caminhadas no Parque Sempione, e também abriga diversos museus como a Pinacoteca e Raccolte d’Arte, o Museu della Preistoria, o Museu d’Arte Antica e o Museu degli Strumenti Musicali.
Palazzo Marino
A atual sede da prefeitura de Milão foi construída em meados do século 16 e dentro do palácio, situado na Piazza della Scala, o visitante encontra monumento, estátuas e pinturas, além de um belíssimo pátio interior. Há passeios organizados pelo edifício.
Teatro Alla Scala
O teatro é uma das famosas casas de ópera do mundo, foi projetado pelo arquiteto Giuseppe Piermarini no final do século 18 e já foi palco de apresentação de Giuseppe Verdi, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo. O teatro foi construído em 1778 e merece uma visita.
Cavalo de Leonardo da Vinci
Considerado o maior monumento equestre do mundo, foi inspirado em um desenho do artista Leonardo da Vinci, que nunca conseguiu terminar a obra devido a diversos eventos políticos. A estátua feita em bronze foi doada a Milão pelos Estados Unidos em 1999.
Pinacoteca Brera
Com muitas opções de museus destinados a arte, ciência, futebol, história e modernistas, o mais visitado de Milão é a Pinacoteca de Brera. A galeria possui obras de arte antigas e modernas, além de abrigar uma das coleções de pinturas mais importantes do país. O lugar é também especialista em pinturas das regiões de Veneza e Lombardia.
Galeria Vittorio Emanuele II
Com muitos restaurantes, sorveterias e lojas de marcas famosos, a galeria é alvo dos turistas. O lugar oferece diversas lojas e um espaço lindíssimo para usufruir das compras em um cenário encantador.
Texto por Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Xantana