A Qual Viagem te ajuda a descobrir oito passeios que você não pode deixar de fazer quando estiver na cidade italiana de Florença. Mesmo no inverno, a cidade convida os turistas para explorá-la a pé. Confira:
Admirar a riqueza de detalhes do Duomo
A Itália é belíssima – existem por lá milhares de monumentos, igrejas, museus e construções centenárias. Mas sentar na frente da igreja central de Firenze (Florença) é de encher os olhos de lágrimas com tamanha beleza e riqueza de detalhes.
Visitar a Piazza Della Signoria
Depois de recuperar o fôlego em frente ao Duomo, pegue à direita na Via dei Calzaioli, andando devagar, sem nenhuma pressa. Continuando sempre na mesma rua, logo você chegará naquela que é considerada a principal praça de Firenze: a famosa Piazza della Signoria. Nela é possível admirar grandes obras artísticas, como a réplica do famoso David de Michelangelo (o original está no Museu dell’Accademia) e a Fontana de Nettuno, além do prédio da prefeitura , conhecida como Palazzo Vecchio.
Atravessar a Ponte Vecchio
A ponte foi construída no século I a.C.. Reza a lenda que durante a 2ª Guerra Mundial, quando os alemães já haviam perdido a guerra e destruíam tudo aquilo que podiam, ao ver a beleza desta ponte não tiveram coragem de destruí-la. Repleta de joalherias e ourives é a mais bela ponte sobre o Rio Arno. Atravessá-la é um privilégio de poucos, portanto não deixe de visitá-la.
No Piazzale Michelangelo, observar Firenze do alto
A Piazzale Michelangelo é um daqueles lugares que dificilmente visitamos quando temos pouco tempo. Mas vale cada minuto: é o principal ponto de observação da cidade de Firenze, o visual é inacreditável!
Andar à noite pelas ruas do centro histórico
Firenze à noite é mágica. A dica é fazer o mesmo percurso que você fez durante o dia, aproveitando a iluminação noturna dos monumentos, as fontes que deixam as águas prateadas e os bares onde se bebe um ótimo vinho, petiscando queijos deliciosos e azeitonas enormes e pizzas deliciosamente crocantes.
Entrar na casa de Dante Alighieri
Dante foi o maior poeta de todos os tempos, conhecido pela obra “A Divina Comédia”. Muitos não sabem, mas ele era fiorentino da gema. E é possível visitar sua casa que virou museu. O ingresso custa cinco euros e é possível contemplar diversas obras do poeta, incluindo alguns trechos da Divina Comédia. Na foto, monumento à Dante Alighieri ao lado do Duomo.
Conhecer o Palazzo Pitti e seus magníficos jardins
Logo depois de atravessar o Rio Arno, através da Ponte Vecchio, encontra-se o Palazzo Pitti, a maior residência de Firenze e também a mais majestosa, composta de centenas de quartos e salas. Ela hospeda também vários museus e o maravilhoso Giardino di Boboli, verdadeira obra-prima que reúne em seus diversos jardins várias esculturas e fontes nos seus mais de 45 mil m².
Entrar em qualquer um dos museus fiorentinos
Não importa se você gosta ou não de museus, em Firenze respira-se arte. Basta entrar no site oficial dos museus fiorentinos e escolher o seu. Na Accademia, é possível visitar o verdadeiro Davi de Michelangelo; no Uffizzi tem a famosa Venus, e assim por diante. Opção é o que não falta!
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: iStock / RudyBalasko