Andar de bicicleta é um dos modos mais agradáveis de conhecer uma cidade. Além de ser um meio de transporte ecológico, também vale pelo passeio. Aliás, andar de bicicleta faz bem para o corpo e para a mente. Cada vez mais destinos investem em ciclovias, serviços de aluguel de bicicletas e toda a estrutura necessária para os ciclistas. Já que hoje, dia 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro, confira algumas das melhores cidades do mundo para conhecer sobre duas rodas, onde dá para pedalar com toda a segurança.
Amsterdã, Holanda
É impossível falar desse assunto sem mencionar Amsterdã. A bicicleta é um dos principais meios de transporte da cidade e está por todos os lados: há mais bicicletas do que pessoas. Além de ser plana, a cidade possui ciclovias por quase todas suas ruas, vias bem adaptadas, postos de aluguel, estacionamentos próprios e semáforos especiais.
Copenhague, Dinamarca
Quase metade da população da capital dinamarquesa prefere a bicicleta a outros meios de transporte. A infraestrutura para os ciclistas foi bem planejada, com pontes exclusivas, sinalização e integração com o transporte público. Inclusive há um bairro onde carros não podem circular.
Malmö, Suécia
Separada de Copenhague pelo estreito de Oresund, Malmö é considerada a melhor cidade para ciclistas da Suécia. Assim como as ruas, ciclovias exclusivas também têm nomes próprios. Pedale ao longo da costa, dos canais e dos vários parques da cidade.
Montreal, Canadá
O estímulo ao uso de bicicletas nas grandes cidades é uma tendência atual, mas Montreal já faz isso desde a década de 1980. A cidade foi uma das primeiras da América do Norte a investir nesse tipo de deslocamento.
Dublin, Irlanda
Nos últimos anos, Dublin vem aumentando sua infraestrutura para bicicletas e realizando projetos para incentivar os deslocamentos sobre duas rodas. As bicicletas são usadas principalmente na região central e há um ótimo programa de aluguel, o Dublinbikes.
Antuérpia, Bélgica
Na Bélgica, o destaque fica por conta da Antuérpia, cidade na fronteira com a Holanda. Com um relevo plano, ruas estreitas no centro histórico, muitos canais e áreas verdes, a Antuérpia também conta com estacionamentos exclusivos para bicicletas.
Barcelona, Espanha
Andar de bicicleta é uma ótima maneira de percorrer toda a cidade de Barcelona. Pelo serviço Bicing, que conta com mais de cem pontos pela cidade, você pode alugar uma bicicleta. Há ainda milhares de vagas de estacionamento destinadas a esse meio de transporte e uma ciclovia enorme que rodeia Barcelona.
Ljubljana, Eslovênia
A capital eslovena incentiva o uso das bicicletas desde a década de 1970. Hoje, Ljubljana possui centenas de quilômetros de ciclovias. Esse foi um dos motivos que fizeram com que a cidade fosse reconhecida como a Capital Verde da Europa em 2016.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / JJHV