O Brasil é um país tropical, mas isso não significa que nunca nevou no nosso território. Grandes nevascas e acúmulos de neve com mais de 10 cm são coisas raras, mas a combinação da altitude das serras com frentes frias intensas podem sim resultar em neve no Brasil. Isso acontece principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense, sempre durante o inverno ou final do outono. Saiba onde é possível ver neve no nosso país:
Gramado – RS
Com ruas floridas, montanhas repletas de árvores e arquitetura europeia, Gramado já se consolidou como um dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. Gramado fica ainda mais encantadora durante o inverno e proporciona muito aconchego no frio em seus mais de 800 metros de altitude.
São Joaquim – SC
Localizada a 1.360 metros de altitude na Serra Catarinense, São Joaquim disputa o título de cidade mais fria do Brasil com a vizinha Urupema. As temperaturas negativas por ali durante o inverno são praticamente garantidas. O destaque na cidade fica por conta da produção de maçãs e das vinícolas nos arredores.
Urupema – SC
Antigo distrito de São Joaquim, Urupema está a 1.450 metros acima do nível do mar e possui uma temperatura média anual de 13°C. No inverno, é comum haver registros de neve, geadas e neblina congelada (sincelo). O Morro das Torres (1.750 m) é um dos pontos mais procurados por quem quer ver neve.
Canela – RS
Ao lado de Gramado, Canela tem muito a oferecer aos turistas: são cachoeiras, lojas de chocolate, museus, parques, como o divertido Alpen Park, e muito mais. Isso sem contar a bela arquitetura, a natureza exuberante e a boa oferta de hotéis e pousadas charmosas.
Bom Jardim da Serra – SC
Porta de entrada para a Serra Catarinense, o destaque na cidade é a natureza. Há várias trilhas que levam a cachoeiras e a cânions de tirar o fôlego. Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, não deixe de atravessar as curvas da Serra do Rio do Rastro, um dos cenários mais impressionantes do Brasil.
Urubici – SC
Urubici é conhecida por abrigar dezenas de cascatas e cachoeiras. Outro ponto turístico popular é o Morro da Igreja (1.822 m), cujo mirante possibilita avistar a famosa Pedra Furada, já na divisa com Bom Jardim da Serra.
São José dos Ausentes – RS
Em uma região repleta de cânions perto da fronteira com Santa Catarina, São José dos Ausentes abriga o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico do Monte Negro, com 1.400 metros de altitude. As atividades turísticas por lá costumam envolver a natureza, e o clima frio também é um grande atrativo.
Caxias do Sul – RS
Famosa por promover a maior Festa da Uva do Brasil, Caxias do Sul é um importante destino de enoturismo, já que possui várias vinícolas. A produção de vinho também é grande nos arredores da cidade, como na vizinha Flores da Cunha. As temperaturas por lá durante o inverno podem ser negativas.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Cleiton Thiele