Não é à toa que o Algarve, província do sul de Portugal, é um dos destinos preferidos dos turistas europeus. Clima agradável durante todo o ano, mar azul e cristalino, algumas das melhores praias do continente e formações rochosas esculpidas ao longo dos séculos. Além dessa natureza exuberante, o Algarve possui uma boa oferta de hotéis e resorts, cidades charmosas e uma culinária deliciosa. Confira aqui alguns dos cenários mais deslumbrantes dessa região.
Praia da Marinha, Lagoa
Possui uma paisagem impressionante, no qual as falésias de tons dourados invadem o mar azul. É considerada uma das praias mais bonitas e emblemáticas de Portugal. A Praia da Marinha também é ótima para a prática de mergulho.
Praia Dona Ana, Lagos
É uma das praias mais fotografadas do Algarve e não é difícil entender o motivo disso: rochas impressionantes e águas cristalinas e calmas. Apesar de pequena, atrai muitos turistas.
Praia da Falésia, Vilamoura
Essa praia possui uma faixa de areia bem extensa e poucas rochas no mar, o que significa que é preferida pelos turistas para nadar e tomar sol. Seu nome vem da enorme falésia que delimita a praia.
Ponta da Piedade, Lagos
Nesse trecho do litoral, a costa é recortada por diversas rochas e falésias, o que forma um visual único. Não há uma faixa grande de areia, porém a erosão ao longo do tempo criou várias grutas entre as rochas. É um ótimo lugar para fazer um passeio de barco.
Praia dos Três Irmãos, Portimão
Diversas cavernas e grutas surgem entre as falésias, que invadem a areia branca. Isso sem falar do mar azul-esverdeado e muito limpo.
Cabo de São Vicente, Sagres
É a pontinha do sudoeste de Portugal, onde uma encosta rochosa que chega a 40 metros de altura encontra o oceano. Bem no topo há um farol e um museu que conta um pouco das grandes navegações portuguesas.
Praia de Odeceixe, Aljezur
Sua extensão de areia é protegida pela foz do rio Seixe por um lado e por falésias dos outros. Em algumas épocas do ano, são formadas pequenas lagoas na areia.
Praia de São Rafael, Albufeira
As rochas calcárias que cercam essa praia formam pequenas grutas e poços naturais. Como a água é quase transparente, ao mergulhar dá para observar as rochas submersas e a vida marinha.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Jerome Bon via Flickr