A Ilha da Madeira tem ganhado cada vez mais popularidade no turismo mundial – já foi até eleita como o “melhor destino insular do mundo” em 2015 e 2016 pelo World Travel Awards. Território de Portugal, a Madeira é na verdade um arquipélago constituído por uma ilha maior (Madeira) e outras menores, a cerca de 1.000 km de Lisboa e 700 km do Marrocos. Além de lindas cidades, uma gastronomia de primeira qualidade, muita cultura e festivais durante todo o ano, o destino se destaca por ser uma joia da natureza no meio do Atlântico. Lá, você pode encontrar de montanhas a praias e cachoeiras. Confira:
Floresta Laurissilva
Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, essa floresta subtropical data do Período Terciário e só pode ser encontrada na Madeira, nos Açores, nas Canárias e em Cabo Verde. Acredita-se que quase sua totalidade esteja ainda intocada pela ação do homem. Ali vivem diversas espécies endêmicas de fauna e flora e há diversas trilhas que a percorrem.
Praia do Porto Santo
Essa praia fica na Ilha de Porto Santo, segunda maior do arquipélago. Considerada uma das melhores praias do destino, possui 9 km de areia dourada, fofa e que possui propriedades terapêuticas. As águas que banham Porto Santo são de um belo tom de azul translúcido.
Cabo Girão
Localizado na cidade de Câmara dos Lobos, o Cabo Girão é um dos promontórios mais altos da Europa, um paredão quase vertical com 580 metros de altura na beira do oceano. Tem um mirante com chão de vidro que disponibiliza vistas incríveis para o mar e a cidade de Funchal.
Picos
A Ilha da Madeira é um local com relevo acidentado. No centro, estão quase lado a lado três dos maiores picos de Portugal: o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Arieiro (1818 m). Há caminhos que levam até o topo, de onde se tem vistas deslumbrantes de toda a ilha. Em dias nublados, os picos ficam acima de um mar de nuvens.
Piscinas naturais de Porto Moniz
No noroeste da ilha, Porto Moniz possui piscinas naturais criadas pela atividade vulcânica. O mar invade os espaços entre as rochas, formando piscinas de água cristalina.
Curral das Freiras
Trata-se de um dos panoramas mais incríveis da Madeira: um pequeno vale onde se situa uma aldeia cercado por montanhas altas. A visão é inesquecível.
Cascata das 25 Fontes
Em uma clareira entre as rochas e as árvores, uma cachoeira e várias quedas d’águas menores caem em um lago de águas cristalinas.
Cascata do Véu da Noiva
Entre Seixal e São Vicente, fica esse incrível visual, onde uma alta cachoeira em um paredão escarpado leva a água até o mar. Próximo dali há um mirante para observar essa maravilha da natureza.
Mais informações em: visitmadeira.pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / aldorado10