logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 ilhas e arquipélagos para adicionar ao seu “bucket list” | Qual Viagem Logo

6 ilhas e arquipélagos para adicionar ao seu “bucket list”

22 de agosto de 2018

De norte a sul, de leste a oeste, existem inúmeras praias e arquipélagos lindos a serem explorados. Verdadeiros tesouros que aguardam para serem descobertos. E foi justamente pensando nisso, o portal colaborativo Lugares pelo Mundo listou algumas dessas praias e ilhas para você adicionar ao seu bucket list. Confira:

Cabo Verde

Foto via iStock/ sam74100

Foto via iStock/ sam74100

Sal, Boa Vista, Santiago, Fogo, São Vicente, Santo Antão, Brava, São Nicolau, Santa Luzia e Maio são as ilhas vulcânicas que formam o arquipélago de Cabo Verde. As ilhas se localizam no Oceano Atlântico, em frente ao Senegal. São uma incrível mistura de culturas portuguesas e da África Ocidental.

Foi colonizada por portugueses, de quem herdou o idioma, assim como o Brasil. É um país independente desde 1975. Possui clima tropical e temperaturas médias anuais entre 26 ºC e 30 ºC. Possui ventos fortes, principalmente entre novembro e março. Fato que faz com que as praias propiciem as condições perfeitas para praticantes de esportes aquáticos, como surf, windsurf ou kitesurf. Muitos mergulhadores também vão em busca de explorar Olho Azul de Cabo Verde, que tem cerca de 50 m de profundidade.

Ilhas de Scilly 

Foto via iStock/ LauraPerrett1

Foto via iStock/ LauraPerrett1

Parte do arquipélago das Ilhas Britânicas, as Ilhas Scilly ficam apenas a 45 km de Land’s End, na Inglaterra. É constituído de 5 ilhas habitadas,  Santa Maria , Tresco , St. Martin , Bryher e St. Agnes, e outras inúmeras inabitadas. É povoada desde a Idade da Pedra, e por isso possui uma incrível história e arqueologia.

O local é um ótimo exemplo de cultura sustentável, a população de lá vivia apenas da terra e do mar até o século XX, e embora a agricultura e a pesca continuem, como acontece com muitas pequenas comunidades atualmente, o turismo se tornou a principal fonte de renda.

Svalbard

Foto via iStock/ BublikPolina

Foto via iStock/ BublikPolina

Com uma vida animal única, natureza ártica e velhos povoados mineradores, este arquipélago está localizado no Oceano Ártico, a meio caminho entre a Noruega e o Pólo Norte. “Svalbard” significa “litoral frio” e o termo foi mencionado pela primeira vez em textos islandeses no século XII.  É um agrupamento de várias ilhas, mas apenas três delas são habitadas, com o maior assentamento em Longyearbyen.

É marcado por três épocas: o verão polar, que vai de maio até final de setembro, época em que ocorre o famoso fenômeno do sol da meia-noite, que acontece de meados de abril até o final de agosto. Inverno da Aurora Boreal, que acontece entre 1º de outubro a 28 de fevereiro, tornando-se um lugar mágico e mítico. E entre 1º de março e 16 de maio é a época do inverno ensolarado.

Arquipélago Bazaruto

Foto via iStock/ JamesHarrison

Foto via iStock/ JamesHarrison

Areias branqueadas, águas azuis e sol o ano todo, é exatamente isso que o arquipélago Bazaruto, localizado em Moçambique, oferece. São praias desertas e um paraíso tropical subaquático para mergulhadores.

É formado por cinco ilhas: Bazaruto, Benguera, Magaruque, Santa Carolina e Bangue. E são inúmeras as atividades que podem ser realizadas lá, como snorkeling, mergulho, observação de pássaros, passeios a cavalo e de jipe, safaris marinhos, piquenique na praia, no mar e sobre as dunas.

Em 1971, a costa dos Distritos de Vilanculos e Inhassoro, foi declarada Parque Nacional do Bazaruto (PNB) para proteção dos dugongos, tartarugas marinhas e seus habitats, incluindo a vegetação das ilhas, os recifes de corais, as aves aquáticas e toda a fauna do parque.

Seychelles

Foto via iStock/ SimonDannhauer

Foto via iStock/ SimonDannhauer

Seychelles é um arquipélago localizado no oceano Índico composto de 115 ilhas. É um lugar perfeito para relaxar e ter momentos surpreendentes e intensos de contato com a natureza.  São 41 graníticas e 74 coralinas, e maioria delas são inabitadas.  Apenas quatro possuem comunidade, porém algumas recebem os turistas como ilhas privativas, é o caso da Alphonse Island.

As ilhas Seychelles possuem uma natureza exuberante e se orgulham de suas práticas de conservação ambiental. Quase 50% de sua área de terra é preservada e o país guarda um tesouro extraordinário de fauna e flora, com espécies raríssimas que não são encontradas em nenhum outro lugar.

Bahrein

Foto via iStock/ typhoonski

Foto via iStock/ typhoonski

Este país árabe é uma ilha, e está estruturado para receber seus turistas e fazer com que tenham uma incrível e inesquecível experiência. Está localizado no golfo pérsico, oferece tours pelo deserto, pela cidade e também possui inúmeras atividades aquáticas.

Entretanto, além das famosas atividades, como descansar nas praias, andar de jet ski, pesca esportiva, se divertir em parques aquáticos ou mergulhar e explorar o mundo submerso, lá eles vão além. Já ouviu falar de “Jatovator”, “X-JetPack”, ou “FlyBoard”? Sim, eles estão empenhados em fazer com que você tenha uma experiência única, a prova são esses passeios totalmente inovadores e estimulantes.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ carlosanchezpereyra

Comentários