A cidade mais populosa do Paraná é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, áreas verdes e um transporte público de qualidade. Seus moradores possuem um ótimo padrão de vida. Por isso, a cidade acabou virando um dos lugares mais procurados para o turismo no Brasil. Há quem tenha que se acostumar com o clima, que em um mesmo dia consegue atingir todas as estações do ano! O ViajaNet montou um roteiro com dicas para aproveitar a viagem junto com a família. E o melhor: O trajeto entre eles pode ser feito a pé. Confira:
Jardim Botânico
Reserve o primeiro dia na cidade para conhecer um dos principais pontos, que homenageia uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital. O Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richibieter – nome da urbanista – foi inaugurado em 1991 e hoje é um dos lugares mais visitados de Curitiba.
O parque conta com área verde, além de abrigar diversas espécies de plantas do Brasil e do mundo expostas em áreas temáticas.
Onde: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico – (Entrada gratuita)
Museu Botânico
Localizado dentro do Jardim Botânico, o museu foi inaugurado em 1992 e oferece serviços de educação ambiental, além de contrar com exposições e uma biblioteca destinada somente para consultas locais. Ele é o maior herbário do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil.
Onde: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico – (Entrada gratuita)
Parque MikeWood
Localizado no Bairro Cajuru, o parque que conta com 8.000 m² de natureza é uma opção para se divertir com a família. Lá pais e filhos podem se divertir juntos, ter experiência com a natureza, as árvores e os animais, além de aprender sobre o meio ambiente e sua preservação. O local possui equipamentos de segurança e monitores para garantir a segurança no passeio.
Onde: R. São Bartolomeu, 382 – Cajuru – sábados e domingos (Ingressos: R$ 40 reais criança e R$ 20 adulto).
Mercado Municipal de Curitiba
Fundado em 1958, é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. O consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos e carnes exóticas. O tradicional mercado também possui restaurantes étnicos na praça de alimentação e eventos realizados regularmente.
Onde: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro (Entrada gratuita)
Memorial Árabe
Com mais de 140 metros quadrados de área, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No seu interior sob um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran. O espaço homenageia a cultura do Oriente Médio, e funciona como biblioteca especializada.
Onde: Praça Gilbran Khalil – Segunda a sábado (Entrada gratuita)
Texto por Agência com edição de Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ diegograndi