A República Tcheca é um país repleto de lindos cenários, entre vilas encantadoras, castelos medievais, cachoeiras e montanhas, além de uma das cidades mais bonitas do mundo: Praga. Conheça as regiões desse país e o que visitar em cada uma delas:
Praga
Praga, cidade das cem torres, monumento da UNESCO e uma das mais belas cidades do mundo. A Prefeitura da Cidade Velha, com o famoso Relógio Astronômico de Praga. Becos sinuosos do Bairro Judeu, que você conhece através dos romances de Franz Kafka, impregnados da antiga lenda sobre o Golem. Cafés tentadores para você curtir, lojas de moda e barcos ao longo do rio Moldava. A Ponte Carlos em estilo gótico e a Igreja de São Nicolau, a mais bela igreja barroca de Praga, no bairro de Malá Strana. Jardins do Castelo e fora da agitação urbana, Petřín com um ponto de vista que lembra uma pequena Torre Eiffel e o Castelo de Praga. Tudo isso pode ser visitado nesse incrível destino.
Boêmia Central
Região onde castelos e palácios mágicos esperam por você, vales de vários rios, museus de mineração, minas de prata e natureza magnífica. Mesmo os cantos mais remotos da Boêmia Central ficam a apenas uma hora de Praga. Um dos destinos mais populares para excursões é o Castelo Karlštejn de Carlos IV ou Kutná Hora, uma cidade inscrita na lista da UNESCO. No castelo Konopiště você conhecerá os últimos Habsburgos. Já no parque que circunda o castelo de Loučeň você passará por vários tipos de esconderijos e labirintos.
Boêmia do Leste
A região da Boêmia Oriental inclui cidades rochosas e estábulos antigos e é caracterizada por sua tradição equestre, pão de gengibre e seus presépios. Desfrute da cidade rochosa de Adršpach, uma das mais famosas da República Tcheca. Vá também aos monumentos militares como a cidade fortaleza de Josefov ou os lugares que lembram a batalha de Hradec Králové, de 1866. Entre os eventos, destaque para a famosa corrida de cavalos Grand Prix Pardubice Steeplechase. Também vale a pena visitar o esplêndido castelo renascentista de Litomyšl, inscrito na lista de monumentos da UNESCO, e o recinto barroco de Kuks.
Boêmia do Oeste
Todo mundo que gosta de cerveja vai se apaixonar por Pilsen. Estando aqui tem que visitar, antes de tudo, o Museu da Cerveja e a cervejaria Pilsner Urquell, que é famosa há séculos. A região também é conhecida pelas cidades termais. Em Karlovy Vary, Mariánské Lázně e Františkovy Lázně você relaxa e entra em forma, graças aos programas terapêuticos e de bem-estar. Aprecie os passeios pelas colunatas, as águas curativas para beber e os banhos em fontes termais.
Boêmia do Sul
Paisagem com florestas e lagoas e uma natureza impressionante, com castelos de contos de fadas e propriedades rurais. A Boêmia do Sul é o paraíso para as férias dos sonhos. A paisagem local oferece uma infinidade de belezas naturais, além de inúmeros monumentos históricos e excelentes condições para ciclismo e esportes aquáticos. Inclua encantadoras cidades históricas no seu programa, começando por Český Krumlov e a pitoresca aldeia de Holašovice – ambas inscritas na lista de patrimônios da UNESCO. Uma excelente sugestão para os românticos é o castelo neogótico de Hluboká. Já os entusiastas do esporte e os turistas ativos irão divertir-se ao pé da barragem de Lipno.
Boêmia do Norte
O encantador Parque Nacional Suíça da Boêmia, as montanhas e as cidades rochosas estão entre as principais atrações da Boêmia do Norte. Veja o Portão Pravčice e confira os cruzeiros pelos desfiladeiros do rio Kamenice. Você também encontrará aqui atraentes mirantes e labirintos rochosos ou famosos locais de peregrinação. Você pode pegar o teleférico até a moderna estação em Ještěd ou ir até Sněžka (1.602 m), o pico mais alto da República Tcheca, nas Montanhas Krkonoše. Você também pode fazer uma viagem até a nascente do Rio Elba e a uma das cachoeiras de Krkonoše.
Morávia e Silésia
Na Morávia, você encontrará monumentos, castelos e palácios da UNESCO, vinho, tradições folclóricas únicas e raridades técnicas. Entre os locais que mais chamam a atenção estão os quatro monumentos da UNESCO: o palácio e jardins de Kroměříž, a coluna barroca em Olomouc, a vila funcionalista Tugendhat, em Brno, e o local de Lednice-Valtice, a paisagem adaptada para o parque mais extenso do mundo. Vale a pena explorar o Karst da Morávia com mais de mil cavernas e o desfiladeiro Macocha. Também veja os monumentos técnicos em Ostrava e o antigo império da empresa de calçados Baťa, a cidade de Zlín.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / DaLiu