Distante cerca de 300 quilômetros de Lisboa, na região do Algarve, a cidade de Lagos, apesar de pequena, abriga cenários incríveis, além de um charmoso centro histórico com prédios importantes, lojinhas e restaurantes.
Depois de um passeio pela Avenida dos Descobrimentos e seus arredores, incluindo o Mercado Municipal, a Praça Infante Dom Henrique, a Igreja de Santa Maria e o Forte da Ponta da Bandeira, construído no século 17 e que hoje funciona como Museu dos Descobrimentos, é imperdível fazer um roteiro por suas belas praias de águas cristalinas e pequenas faixas de areia rodeadas por falésias.
A seguir, listamos sete delas que você TEM que conhecer:
Praia Dona Ana
A mais famosa da cidade, já listada entre as mais bonitas do mundo, Dona Ana é acessível por uma curta trilha depois da Estrada da Ponta da Piedade. Seu cenário que mescla mar azul-esverdeado a enormes falésias douradas chama a atenção de turistas do mundo inteiro.
A praia tem estrutura de tendas e cadeiras para os turistas.
Praia da Batata
Situada logo depois do Forte, essa é a praia mais próxima do centro, e por isso, fica bastante cheia no verão. Ali também há guarda-sóis e cadeiras para aluguel. O lugar ainda conta com equipamentos de lazer como o Clube de Vela de Lagos, e sedia eventos esportivos de vôlei e handebol de praia.
Dali há uma fenda que leva até a praia dos Estudantes.
Praia dos Estudantes
Vizinha à praia da Batata, essa é considerada mais tranquila, já que tem acesso mais escondido e pouca estrutura. Na paisagem destaca-se uma ponte em forma de arco bem no alto dos penhascos.
Praia do Pinhão
Esta praia é praticamente deserta, já que tem difícil acesso do alto da falésia até a pequena faixa de areia. Além disso, o lugar não tem estrutura de serviços, portanto, se você busca um lugar tranquilo para admirar a natureza e curtir as belas águas cristalinas da região, seu lugar é no Pinhão.
Praia do Camilo
Com acesso feito através de uma escadaria de 200 degraus, essa praia é dividida em duas, sendo que para transitar entre os lados é preciso passar por um túnel escavado na rocha.
Ponta da Piedade
Bem próxima do Camilo forma-se a Ponta da Piedade, uma pequena península que pode ser explorada tanto por terra, quanto por mar, em um passeio de barco que explora as grutas da região.
Meia Praia
Mais distante das outras, a Maia Praia se difere também em estrutura. Isso porque é formada por uma extensa faixa de areia que se prolonga por cinco quilômetros e conta com pequenas dunas.
Situada próxima a estação de trem, a praia também tem estrutura para receber turistas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Smileus