A pequena cidade litorânea de Paraty esbanja charme, beleza, atrativos diversos e muitas cores entre seus lindos – e bem conservados – prédios históricos. A meio caminho entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, Paraty está situada no litoral sul do estado fluminense. Cenário de filmes e novelas e cartão-postal, o lugar cativa a todos e recebe muitos turistas do mundo inteiro durante todo o ano. Além da infinidade de atrações e opções de entretenimento, há também muitos eventos culturais e festivais em todas as épocas do ano. Confira algumas atividades imperdíveis no destino:
City tour
Conhecer a cidade em algumas horas não é uma missão impossível, já que o destino é pequeno. Porém, é muito fácil se perder por lá, pois as ruas são muito parecidas umas com as outras e muitas delas (talvez todas), parecem não ter saída quando na verdade têm (esse tipo de construção “estratégica” foi feito na época em que os piratas invadiam a cidade e tinha como objetivo enganá-los). Contrate, então, um guia turístico para apresentar não só os monumentos e edifícios importantes, mas também um pouco da história local.
Passeio de escuna
Ir à Paraty e não fazer um passeio de escuna é o mesmo que não visitar o centro histórico. Os passeios têm duração de aproximadamente cinco horas e oferecem, durante o percurso, café da manhã, almoço e lanche da tarde. As escunas também são equipadas com banheiro, espreguiçadeiras, boias espaguete e equipamentos para a prática de snorkel. Esses passeios possibilitam ao turista visitar algumas ilhas privadas e nadar com alguns peixinhos em alto mar.
Mini Estrada Real
O parque temático, histórico e cultural apresenta em miniaturas a Estrada Real e réplicas que compõem o Caminho do Ouro. O principal objetivo do parque é unir a história com a arte e eternizar estes monumentos que fazem parte do patrimônio do nosso país. Vale muito a pena conhecer e visualizar – de um ângulo totalmente diferente – a história e a cidade.
Alambique Engenho D’Ouro
Conhecida por suas cachaças, Paraty possui um acervo importante quando se trata de alambiques. A cidade preserva alguns que vêm passando de geração em geração e recebe com carinho os novatos que seguem no ramo. A cachaça Engenho D’Ouro é uma das mais tradicionais e merece sua visita. Localizada na rodovia Parati-Cunha, a 18 minutos de carro do centro histórico, o lugar já ganhou prêmios nacionais e internacionais de qualidade e vem atraindo cada vez mais visitantes.
Praias
Paraty é dona de inúmeras praias, de todos os jeitos, tamanhos e cores possíveis. Com uma grande variedade, no destino você pode usufruir tanto de uma praia naturalista, quanto das águas verdes de ilhas onde só é possível chegar através de barco. Conheça as principais, que estão localizadas no centro histórico, e monte seu roteiro na Paraty Tours para conhecer outras.
Gastronomia
Oferecendo de tudo um pouco, as ruas do centro histórico abrigam uma grande variedade de restaurantes e bares proporcionando sabores diversificados aos turistas. Mas, se vai conhecer Paraty, que seja por completo, no estilo caiçara. O bar e restaurante do Ademar, localizado na Praia Grande no alto de uma pedra, oferece o melhor da comida caiçara com uma vista de tirar o fôlego. Em dias quentes, é possível tomar um banho no chuveirão para se refrescar diante da bela vista.
Eventos
O calendário anual de Paraty é recheado de eventos e o que não falta é festa em cada mês. Quem visitar a cidade nesta época do ano (entre julho e agosto) poderá desfrutar de dois grandes festivais: a 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece de 26 a 30 de julho, e o 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, do dia 17 a 20 de agosto. Ambos têm importância na cidade e atraem muitos visitantes. Para saber mais sobre os eventos, acesse: www.paraty.com.br/calendario.asp.
A agência Paraty Tours oferece muitos pacotes de passeios turísticos envolvendo todas as modalidades e gostos. Confira as opções no site: www.paratytours.com.br/.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: Bruno Jeliel