Paris é um destino certo para os apaixonados pelas artes. A cidade respira cultura e a cada canto que você olha há um novo lugar a ser descoberto. A capital francesa é repleta de todo o tipo de museus – de arqueologia a arte contemporânea, passando por história natural, decoração, moda e música. Descubra aqui alguns museus que não podem faltar no seu roteiro por Paris:
Museu do Louvre
O museu mais famoso do mundo é parada obrigatória para quem visita Paris. Do Antigo Egito às pinturas europeias, as mais de 35 mil obras estão expostas em um palácio de 60 mil m² de área. O lugar é tão grande que, para realmente ver todo o acervo, é necessário dedicar a isso mais de um dia. Mas não deixe de conferir de perto as obras mais famosas, como a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Coroação de Napoleão.
Museu d’Orsay
Instalado em uma antiga estação ferroviária, o próprio prédio já é uma obra de arte, com seus arcos, teto arredondado de vidro e o icônico relógio. Seu acervo é dedicado aos artistas do impressionismo, com obras que datam de 1848 a 1914. Veja de perto os trabalhos de mestres como Monet, Degas, Cézanne, Renoir, Van Gogh e muitos outros.
Centro Georges Pompidou
Esse centro de arte moderna e contemporânea se destaca entre as típicas construções parisienses. Com as estruturas metálicas e a escada rolante na fachada, chama a atenção de longe. Há diversos níveis e galerias que abrigam uma das principais coleções do gênero no mundo – são mais de 100 mil obras, que datam de 1905 até os dias de hoje.
Museu de l’Orangerie
Localizado no Jardin des Tuileries, o prédio do museu foi construído inicialmente para abrigar as laranjeiras do parque, daí o nome e sua arquitetura, que lembra uma estufa. Foi transformado em museu para abrigar a série de quadros Nenúfares de Monet, um conjunto de oito painéis com 91 metros de comprimento no total.
Museu Rodin
Esse museu guarda o maior acervo de obras de Rodin do mundo – cerca de 300 itens, entre desenhos e esculturas. Está instalado no Hôtel Biron, uma linda construção cercada por um jardim de quase três hectares, repleto de flores e estátuas. O Museu Rodin recebe algo entorno de 700 mil visitantes todos os anos.
Museu do Exército
No centro do Hôtel National des Invalides, esse museu é um dos maiores e mais prestigiados de arte e história militar do mundo. Engloba coleções de armas e armaduras desde a Idade Média, de reinos e impérios europeus. Sua maior atração, porém, é o túmulo de Napoleão, que fica no Dôme des Invalides.
Petit Palais
O Petit Palais, ou “pequeno palácio”, é um museu de belas-artes localizado ao lado da Champs-Élysées. Além das obras de seu acervo, não deixe de contemplar o próprio prédio, com sua arquitetura impecável e um lindo jardim interno. Na frente, fica o Grand Palais, um enorme espaço de exposições temporárias.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / AndreyKrav