Ícone do site Qual Viagem

7 motivos para visitar a Serra do Rio do Rastro

A Serra Catarinense, perto da divisa com o Rio Grande do Sul, é um ótimo destino para quem curte uma viagem nas montanhas. A região da Serra do Rio do Rastro compreende cidades famosas pelo clima frio de altitude, como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. A natureza por lá é um show à parte, com cânions, campos, cachoeiras e matas de araucária. Para quem quer uma viagem mais tranquila, a região ganha cada vez mais destaque no ramo do enoturismo.

A estrada

Foto por iStock / mspoli

O trecho da SC-390 que liga a cidade de Lauro Müller ao município de Bom Jardim da Serra é uma das estradas mais incríveis do mundo. Em um caminho com cerca de 15 km e que chega a quase 1.500 metros de altitude, há 284 curvas que seguem o desenho da serra. A cada curva, as vistas ficam mais espetaculares. Há alguns pontos onde você pode estacionar o carro e tirar fotos.

Cânions

Foto por Patrícia Chemin

Há quase dez cânions na região da Serra do Rio do Rastro, sendo os principais o Cânion da Ronda, o Cânion das Laranjeiras e o Cânion do Funil. Fica até difícil definir qual é o mais bonito – se puder, visite todos. É extremamente recomendado ir acompanhado de um guia.

Cachoeiras

Foto por Tribo da Serra Ecoturismo

Bom Jardim da Serra tem o título de Capital das Águas, graças aos rios que nascem por lá e às cachoeiras e cascatas. Visite lugares como o Salto do Rio Pelotas e o Salto do Passo Velho. A cidade de Urubici também possui belas quedas d’água, como a Cascata Véu de Noiva.

Vinhos de altitude

Foto por Patrícia Chemin

As vinícolas de São Joaquim ainda possuem poucos anos de história, mas a alta qualidade de seus rótulos ganha cada vez mais fama. O clima e o terreno da Serra Catarinense possibilitaram um ambiente ideal para a produção dos vinhos de altitude. Vinícolas como a Monte Agudo, a Sanjo e a Villa Francioni estão abertas para visitação e organizam degustações de seus rótulos.

Rio do Rastro Eco Resort

Foto por Patrícia Chemin

O Rio do Rastro Eco Resort proporciona a seus hóspedes muita privacidade e um ótimo atendimento. São apenas 19 chalés, todos com lareira, calefação e muito conforto. O hotel também possui restaurante, piscina aquecida, jacuzzi, mirante e muito mais. Além disso, oferece pacotes românticos, como espumante ao luar e cavalgada até o Cânion da Ronda.

Clima

Foto por Divulgação

No alto da serra, as estações do ano são mais definidas do que no resto do Brasil. No verão, faz calor e a vegetação é bem verde. Já no inverno, o frio é mais intenso, com possibilidade de geada até neve. As cidades de São Joaquim e Urupema estão entre as mais frias do país nessa época.

Gastronomia

Foto por Patrícia Chemin

A culinária tem como destaque pratos tropeiros, que levam em suas receitas ingredientes locais como frescal (tipo de carne da região), pinhão, truta e maçã, esta inclusive em pratos salgados.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Rio do Rastro Eco Resort.

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile