Ícone do site Qual Viagem

7 motivos para visitar o Atacama

O Atacama é o deserto mais árido e com a maior altitude da Terra. As paisagens são tão surreais que parecem ser de outro planeta. É um pedaço do norte do Chile cercado de um lado pela Cordilheira dos Andes e do outro pelo Oceano Pacífico. Não pense que o Atacama é formado apenas por areia. Há vegetação típica de áreas desérticas, lagoas e cadeias de vulcões e montanhas que se estendem pelo horizonte, até onde a vista alcança. É um destino exótico, ideal para quem busca experiências memoráveis.

 

San Pedro de Atacama

Foto por Entropy 1963 via Commons Wikimedia

O povoado, que fica a 2800 metros de altitude, serve como refúgio para os turistas da região. Lá você encontra restaurantes, pousadas e outros serviços. Também vale para conhecer um pouco mais da cultura local, que guarda costumes dos povos originais da região.

Lagunas Altiplânicas

Foto por James Harris via Flickr

As lagoas Miscanti e Meñiques têm águas azuis e calmas. Um verdadeiro oásis no meio do deserto.

Salar do Atacama e Salar de Tara

Foto por Nico Kaiser via Flickr

O nome já diz: são áreas cobertas por muito sal, o que cria um visual impressionante. Lá você também pode encontrar uma grande quantidade de flamingos, vicunhas e lhamas, vivendo livremente no meio do deserto.

Gêiseres de El Tatio

Foto por Osmar Valdebenito via Flickr

O melhor horário para visita-los é logo pela manhã. Não se deixe enganar pelo clima desértico: na região dos gêiseres a temperatura pode ficar negativa. Se sentir muito frio, esquente-se em uma das piscinas termais naturais que ficam por lá.

Lagunas Cejar e Tebinchique

Foto por Yann Duarte via Flickr

A concentração de sal em Cejar é extremamente alta. O resultado é que você não afunda, como acontece no Mar Morto. A água é cristalina e rodeada de sal. Aproveite para boiar um pouco nessas águas, o que é bem relaxante. Já Tebinchique tem ainda mais sal. Lá você não só não afunda, você anda sobre as águas.

Los Ojos Del Salar

Foto por Adriana via Flickr

São duas lagoas que se destacam das outras por serem de água doce, isso em pleno deserto de sal. São bem profundas, então, aqueles que quiserem se arriscar, podem dar um belo mergulho.

Vale da Lua e Vale da Morte

Foto por Vera & Jean-Christophe via Flickr

O primeiro tem muito sal e muita areia envoltos por grandes rochas. A sensação é de estar em um cenário de um filme de ficção científica. Já o segundo tem uma paisagem bem árida, por isso o nome.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque via Flickr por Danielle Pereira

Comentários

Sair da versão mobile