Ícone do site Qual Viagem

7 lugares imperdíveis para conhecer no Espírito Santo

O Espírito Santo é um destino que vem crescendo no gosto dos turistas. Com lindas praias, atrativos naturais super interessantes e destinos ainda desconhecidos do grande público viajante, o estado conta com atrações encantadoras. Se você conhece pouco do lugar, conheça a seguir 7 destinos imperdíveis em uma (ou duas, ou três) viagens para as terras capixabas.

Vila Velha

Foto via Flickr sama093

Colada à capital capixaba, a cidade recebe muitos visitantes aos finais de semana para aproveitar praias badaladas como a da Costa e a Barra do Jucu, afastada do centro. Outra atração imperdível é visitar o Convento de Nossa Senhora da Penha, com romaria, missas e até shows musicais. Instalada no alto de um morro, a 154 metros de altura, a igreja de 1558 tem capela que guarda a imagem da padroeira do estado, museu sacro e sala de ex-votos.

Conceição da Barra

Foto por Jopermelo via Commons Wikimedia

Com pouco mais de 30 mil habitantes, o município de Conceição da Barra, a 256 quilômetros da capital do Espírito Santo, é um convite constante ao lazer. Todo visitante, ao chegar a cidade, é convidado a deixar de lado os sapatos, as roupas pesadas e a preocupação. Lá, as pessoas vão à praia pela manhã, ao forró a noite e a igreja aos domingos. E durante as tardes elas dormem, porque ninguém é de ferro. Mas tem muita cultura também. Em frente à igreja de São Sebastião, uma multidão se aglomera para assistir às diferentes manifestações folclóricas. Muita gente sai correndo e tem medo dos bichos encontrados no teatro do reis-de-boi.

Guarapari

Foto via Flickr André Mellagi

Nenhum outro trecho do litoral do estado do Espírito Santo é tão movimentado quanto este – principalmente em torno da charmosa Meaípe, com suas ruas de areia, castanheiras, barquinhos e mar calmo. Seguindo em direção ao norte, você alcança o mar verde, a mata nativa e os costões da Praia dos Padres, além das águas claras de Bacutia, ponto de agito e paquera. Estão entre as mais bonitas da cidade, assim como o conjunto de praias Vermelha, do Sul e Ermitão, no Parque Natural do Morro da Pescaria, da Aldeia, dos Adventistas, Três Praias, Setiba Pina e Setibão, a preferida dos surfistas. A rica vida marinha e as águas claras da região ainda fazem de Guarapari um ótimo ponto de mergulho com cilindro ou snorkel.

Pico da Bandeira

Foto por Igor Tibiriçá Mendes via Commons Wikimedia

O terceiro ponto mais alto do país, com 2.892 metros de altura, está localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Parque Nacional do Caparaó

Foto via Flickr Higor de Padua Vieira Neto

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude. Além das trilhas, os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr-do-sol.

Itaúnas

Foto por Carlos Fim via Commons Wikimedia

Localizada no extremo norte do Espírito Santo Itáunas é uma agradável vila litorânea que fica quase na divisa com a Bahia, onde se pode tomar banho de rio, de mar, e dançar um forró pé-de-serra que já tornou a vila famosa no Brasil inteiro. As praias maravilhosas, de areia dourada, céu limpo e águas mornas e suaves são o cenário desse sonho. As Dunas de Itaúnas, que ficam no caminho entre a vila e a praia, dão um charme todo especial para o lugar. Debaixo das areias se esconde uma cidade: a antiga vila de Itaúnas.

Pedra Azul

Foto por Luiz Felipe Gasparini via Wikipedia

O Parque Estadual da Pedra Azul, com suas trilhas até a formação rochosa coberta de liquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol é uma bela atração capixaba. Uma das caminhadas termina nos poços para banho formados no pico da pedra pela ação do tempo e das chuvas. Ao lado do parque, a Fazenda Fjordland promove passeios a cavalo até um mirante. Lá, os visitantes podem se refrescar nas piscinas naturais ou conhecer a plantação de café. Mais radical, o rafting no Rio Jucu passa por trechos mais calmos ou atribulados do curso d’água.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Moisés Silva Lima

Comentários

Sair da versão mobile