A Itália possui várias ilhas, todas elas de natureza rica, cultura e uma beleza incomparável. Muitas fazem parte dos principais roteiros de viagem pelo país e pela Europa. As ilhas são divididas em regiões: Ilhas da Apúlia, Ilhas de Lácio, Ilhas de Lombardia, Ilhas de Piemonte, Ilhas de Sardenha, Ilhas de Sicília, Ilhas de Toscana, Ilhas de Véneto, Ilhas de Campânia. Dentre todas essas, conheça aqui sete ilhas paradisíacas para você visitar na Itália listadas especialmente pelo Prenota4u.
Lampedusa – Arquipélago das Ilhas Pelágias
Situada no mar mediterrâneo, Lampedusa tem cerca de 6.300 habitantes e uma área de 20,2 km². Uma das praias mais famosas é a de Coelho, conhecida por ser uma das melhores praias do mundo. Esta ilha é a sexta em extensão das ilhas sicilianas.
Ponza – Arquipélago da Ilhas Ponziane
Ponza está entre as ilhas italianas mais famosas em todo o mundo. É conhecida pela sua popularidade nos tempos romanos. Mas nem sempre foi de glória. A ilha acabou por ser abandonada na Idade Média decorrente aos constantes ataques de piratas. Em meados do século XIX se tornou parte do Reino da Itália e hoje pertence à República.
Stromboli – Arquipélago das Ilhas Eólicas
A ilha de Stromboli na verdade é um vulcão, ainda em atividade. É um dos três ativos no país e sua última erupção aconteceu em 2009. Localiza-se ao norte da Sicília faz parte de uma das oito ilhas Eólicas, no mar Tirreno. Raramente é possível avistar fluxos de lava, mas a ilha atrai muitos entusiastas ecológicos e a vista do vulcão é coisa de outro mundo.
Capri – Golfo de Nápoles
Capri tem uma das belezas naturais mais incríveis do mundo. A ilha localiza-se próxima a Sorrento. É composta de duas cidades, a Vila de Capri e Anacapri. Esta segunda é localizada mais a leste e é onde encontra-se o pico da ilha que abriga o famoso monte Solaro que possui elevação de 589 metros.
Burano – Lagoa de Veneza
Burano é famosa historicamente pela sua fabricação de vidro. Localiza-se em torno da lagoa de Veneza e é cheia de cultura e beleza. Parece muito com a região veneziana, que fica 7 km ao sul, pois também é cortada por córregos e rios, e ligada por pontes.
Palmarola – Grupo de Ilhas Pontina
A ilha de Palmarola encanta qualquer um. É rica em falésias, grutas e baías de tirar o fôlego. A ilha, no entanto, quase não tem moradores. Ainda assim, por aqui é possível aproveitar ótimos restaurantes. Fica apenas a uma hora de Roma e é essencialmente uma reserva natural.
Levanzo – Grupo de Ilhas Égadas
São três as ilhas que fazem parte de Égadas, e Levanzo é a menor delas. Situada no Mar Mediterrâneo, a oeste da Sicília, Levanzo é famosa por suas pinturas rupestres do Neolítico. Tem passeios famosos, como ver a Grotta del Genovese ou um delicioso mergulho de snorkel.
Mais informações em: Prenota4u
Texto por: Agência com edição de Carolina Berlato
Foto destaque por: iStock / Andrea Zangrilli