Ícone do site Qual Viagem

7 dicas para planejar sua próxima viagem de férias

Planejar a viagem de férias tem de ser uma tarefa divertida e animada, afinal, você está organizando os detalhes para o tão merecido descanso. Porém, pra conseguir definir todos os quesitos e resolver todas as burocracias, é preciso organizar as tarefas e fazer tudo com antecedência para evitar futuras dores de cabeça. Pensando nisso, separamos dicas que irão te ajudar a planejar sem estresse e preocupação. Confira:

Defina seu orçamento

O orçamento é, sem dúvida, o item mais importante para quem está planejando viajar nas férias. Ele é o ponto de partida para que você consiga escolher destino, tempo de viagem, hospedagem, voos, etc.

Escolha destinos que caibam no seu bolso

Parece óbvio, mas existe muita gente por aí que ultrapassa seus próprios limites e acaba fazendo da viagem um grande peso no final do mês, quando a fatura do cartão de crédito chega. É extremamente importante ter ciência dos custos de cada atividade, por menor que seja, desde um sorvete despretensioso num passeio até um presente especial para alguém. Também não adianta investir apenas na passagem e hospedagem e deixar o restante de lado. Pode parecer que não, mas é impossível viajar e não gastar além desses itens primordiais.

Economize

Para ter férias tranquilas, sem dores de cabeça por questões financeiras e ainda conseguir comprar lembrancinhas para as pessoas queridas é preciso guardar dinheiro. E a melhor maneira de fazer isso é deixando de lado mimos diários que damos a nós mesmos, como aquele chocolate depois do almoço, o café caro que é praticamente igual ao daquela padaria perto do trabalho. Às vezes parece pouco e insignificante, mas, no final das contas, pode ser um presente especial que você comprará para si.

Pesquise e contrate com antecedência

Todo mundo sabe que para conseguir melhores preços e condições é preciso contratar pacotes com antecedência. Então, assim que decidir para onde irá, comece a ficar de olho em promoções de agências e operadoras de turismo e, também, de companhias aéreas. É possível economizar cerca de 25% comprando com bastante antecedência.

Passeios

Quem não compra pacotes de viagem e pretende fazer passeios por conta própria deve ficar atento não somente aos preços, mas, também, com as pessoas que oferecem passeios em cada esquina. Uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos do destino é alugar um carro e fazer do GPS seu melhor amigo. Há lugares que não são muito grandes, portanto, os lugares também não ficam distantes um do outro, possibilitando caminhadas tranquilas entre um ponto e outro.

Documentação

Se você vai para o exterior, pesquise se o país de destino exige visto para entrada e as regras para o passaporte (alguns países exigem validade mínima de seis meses). Para quem viaja com crianças sem os pais, também é preciso obter autorização em cartório.

Cuidados com a saúde

Leve sempre um nécessaire com medicamentos básicos, como para dor de cabeça, febre e enjoo. Para ficar ainda mais tranquilo e não correr riscos contrate um seguro de viagem, é um investimento que dá segurança e evita dores de cabeça em situações inesperadas.

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: Pixabay.com

Comentários

Sair da versão mobile