As festas de final de ano se passaram, 2020 chegou e muita gente ainda não conseguiu viajar para curtir um merecido descanso. Por sorte, o verão está apenas no começo e as férias escolares vão até o mês de fevereiro, portanto, é possível aproveitar uma viagem curta com toda a família.
Alguns destinos nacionais, apesar da alta temporada, já contam com opções de voos baratos e pacotes para explorar atrativos culturais, de praia ou montanha. Além disso, as companhias estão oferecendo diversos tipos de promoção de passagens aéreas para essa época.
A seguir, listamos sete lugares incríveis que você pode conhecer ainda nessas férias. Aproveite!
Porto Alegre
Os dias ensolarados de verão são ideais para curtir os atrativos do Parque da Redenção e o centro histórico da capital gaúcha. Além disso, uma dica é visitar a Fundação Iberê Camargo, que funciona como museu de arte contemporânea e reúne obras do renomado artista plástico gaúcho que lhe dá o nome. Depois do passeio cultural, vale a pena observar o famoso pôr-do-sol do Guaíba bem ali em frente.
Para aproveitar a natureza, é possível, ainda, visitar alguns destinos próximos de Porto Alegre, como Barra do Ribeiro, Gravataí, Ivoti e o Parque Estadual do Itapuã. Os locais contam com cachoeiras, piscina natural, trilhas ecológicas e outros atrativos de ecoturismo.
Rio de Janeiro
A temporada mais quente do ano é a época ideal para quem quer conhecer o autêntico clima do Rio 40º. Com o calorão e o movimento de turistas do mundo inteiro circulando por lá, a diversão é garantida para quem gosta de agito.
Para se refrescar, nada melhor do que curtir as badaladas praias da cidade, como Joatinga, Leblon, Arpoador, Praia Vermelha e, claro, Copacabana e Ipanema.
Além disso, vale a pena aproveitar a natureza do Jardim Botânico e finalizar a noite nos bares da Lapa e Botafogo.
Joinville
Próxima ao litoral catarinense, Joinville é uma boa opção para quem quer visitar a praia, mas fugir do agito dessas cidades na alta temporada. Além disso, a Cidade das Flores tem belos atrativos naturais próximos, como cachoeiras, trilhas, tirolesa e outras atrações rurais.
Outros destaques para aproveitar o melhor do verão e se refrescar são o Parque Aquático Cascata do Piraí, com 17 piscinas e diversas atrações para todas as idades, e os passeios de barco pela Baía de Babitonga.
Vitória
A capital capixaba oferece um dos melhores custos-benefícios entre os destinos brasileiros para esse período. Com praias e agito na medida certa, oferece atrativos tanto para quem não dispensa uma boa festa, como os eventos que ocorrem na Praia de Camburi, quanto opções histórico-culturais, como o palácio Anchieta e a Catedral Metropolitana.
A Praia do Canto, com suas quadras e parque no calçadão é ótima opção para caminhar e praticar esportes.
Maringá
Essa é a melhor época para aproveitar as atrações ao ar livre da cidade paranaense. Destaque para os parques Ingá, com 47 hectares e atrativos como lago artificial, parque infantil e jardim japonês; e o Alfredo Werner Nyffeler, com ares para piquenique e mirantes.
Além disso, próximo à Maringá, é possível conhecer alguns destinos de ecoturismo, como a Estância Ronco das Águas e a Prainha São Carlos.
Brasília
A capital é destino alternativo de verão para fazer um roteiro que integra cultura e atividades ao ar livre. Além de visitar todas as famosas obras de Niemeyer, é possível curtir parques e praticar esportes aquáticos no lago Paranoá, por exemplo.
Nos arredores de Brasília, há ainda bons atrativos naturais, como a Reserva Ecológica Paraíso na Terra e a Chapada Imperial – ambas situadas em Brazlândia, a 45 quilômetros da cidade.
Goiânia
Goiânia possui bons parques, como o Flamboyant e o Vaca Preta, que oferecem ótima estrutura de lazer e descanso em meio à sombra das árvores. Outro lugar interessante para visitar na capital goiana e observar a natureza em plena cidade é o Bosque dos Buritis.
Para quem não dispensa um passeio cultural, vale a pena visitar o roteiro das construções art decò, já que ali fica a segunda maior coleção do estilo no mundo – atrás apenas de Miami. Alguns dos prédios se concentram na Praça Cívica, como os palácios das Esmeraldas e Pedro Ludovico.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por istock/ putyatodeath