Viajar é sempre muito prazeroso, especialmente, quando o objetivo é descansar, recarregar as energias ou conhecer pessoas e novas culturas. Mas, o mesmo destino incrível pode se tornar um verdadeiro pesadelo para pessoas com deficiência física, caso o local não seja preparado para receber esse público.
De acordo com o Conselho de Medicina, o portador de deficiência física, agora denominado como a sigla PCD (pessoa com deficiência) já passou por muitos motivos de segregação e preconceito e, por isso, a própria legislação brasileira garante que o espaço público deve respeitar uma série de normas de acessibilidade para estes cidadãos.
No entanto, essas regras nem sempre são respeitadas. Conheça 7 cidades, ao redor do mundo, que são modelos para turistas com deficiência:
- Bonito, Mato Grosso do Sul
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, já foi reconhecida como o melhor destino de ecoturismo no Brasil. Além da beleza natural e das atrações, o destino também dá um show de acessibilidade. As calçadas são largas, possuem piso antiderrapante, além de rampas e faixas sinalizadas.
- Nova York, EUA
Para quem quer um bom destino nos Estados Unidos, Nova York pode ser uma boa pedida. Com calçadas largas, sinalização tátil, transporte público eficiente e acessível, além de museus com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e cadeiras de roda, o local é um verdadeiro modelo de acessibilidade para pessoas com deficiência.
- Berlim, Alemanha
Berlim é reconhecida internacionalmente como uma das cidades mais acessíveis do mundo. Em 2013, o destino recebeu, da Comissão Europeia e do Fórum Europeu de Deficiência, o prêmio Cidade Acessível. Isso porque, a cidade possui transporte público acessível e, calçadas apropriadas, além de rampas de acesso, e outras inovações de acessibilidade e arquitetura.
- Montreal, Canadá
Com parques de fácil acesso e sete estações especialmente desenvolvidas pensando nas pessoas com deficiência, Montreal é mais um destino modelo em acessibilidade. A malha ferroviária também é completamente acessível ao visitantes.
- Dublin, Irlanda
Dublin é uma cidade plana, o que favorece a locomoção de pessoas com deficiência física. Outros aspectos chamam a atenção na cidade, como a existência de calçadas e avenidas largas e o tempo maior de semáforos para pessoas com deficiência poderem atravessar com segurança.
- Stratford, Inglaterra
Calçadas rebaixadas e amplas, além de uma centena de estabelecimentos acessíveis para pessoas com deficiência são a marca da cidade de Shakespeare que se modificou muito desde o século XV, mas não abriu mão do apoio, conforto e comodidade aos PCDs.
- Barcelona, Espanha
Passeio pela cidade em ônibus com rampa automática, serviço de atendimento a pessoas com deficiência no aeroporto, além de bares e restaurantes acessíveis fazem de Barcelona um destino muito inclusivo e acessível para pessoas com deficiência.
Texto por: Agência com edição
Foto destaque por IStock/ benhammad