Localizada no litoral sul do estado de São Paulo, Cananéia é um município onde predomina a mata atlântica. É considerada a cidade mais antiga do Brasil, preservando o estilo colonial em algumas das suas casas. Atrativa e tranquila, possui várias trilhas, praias, cachoeiras e uma culinária excepcional, sendo o peixe e os frutos do mar o que mais predomina. Confira a lista com 7 dicas do que fazer nessa acolhedora localidade!
1. Igreja matriz de São João Batista
Situada na praça central e bem próxima ao mar, a Igreja de São João Baptista, foi construída em 1577. A beleza do edifício está na simplicidade dos elementos arquitetônicos. Inicialmente, o propósito da construção era que servisse como forte, já que para a época, Cananéia recebia constantes ameaças de ser invadida. Contam que vários conflitos foram protagonizados nesse local, batalhas contra piratas e tropas inglesas e holandesas. A projeção militar da igreja é perceptível nas pequenas frestas da parede lateral, onde os locais conseguiam atacar desde o interior da igreja sem serem alcançados.
2. Obelisco e canhões
Apos visitar a Igreja de São João Batista, podemos ver os canhões expostos na Praça Martim Afonso de Souza e estão expostos em base de cimento. Ao lado, o Obelisco comemorativo dos 400 anos da fundação de Cananéia.
3. Calçadão de Cananéia
4. Arquitetura de estilo colonial
Em apenas uma voltinha pelo centro da cidade, você percebera o estilo das casas de forte influência europeia. As construções são baixas, alinhadas e harmônicas. As cores são vivas, algumas das casas foram construídas no final do século XVIII e início do século XIX.
5. Morro São João
É o morro mais alto da cidade onde você terá uma vista espetacular das ilhas assim como da cidade. Tal vez seja um pouco puxada, mas não é uma trilha impossível de fazer! Até chegar ao mirante você caminhará por dentro da Mata Atlântica, uma experiência única para quem gosta de estar em contato com a natureza.
6. Parque estadual da lha do Cardoso
Sem dúvida um passeio imperdível para quem está em Cananéia, você consegue fazer em um bate e volta. A ilha é cercada pela floresta nativa, com opções de trilhas, alguns restaurantes e inclusive pousadas para se hospedar. Além de belas praias, o passeio em barco é um show, com sorte, você consegue observar os botos-cinzas e outras espécies que habitam a região, como o guará vermelho.
7. Cultura caiçara e pesca tradicional
Em Cananéia, fizeram um grande esforço por preservar a pesca artesanal e outras tradições culturais como o fandango. Ao longo do ano é possível assistir e participar de e eventos relacionados com esportes marítimos. Nesse próximo domingo dia 19 de janeiro acontece a II Remada Ecológica ( interessados cliquem aqui cananeia.sp.gov.br/ ).
Texto por Natalia Bastos, imagem destacada via Istock/Martinelli73