Para quem quer explorar o Leste Europeu, a República Tcheca é um destino imperdível e porta de entrada para a região. Cada vez mais popular entre os turistas brasileiros, o país apresenta uma série de cidades que valem a visita. Conheça algumas abaixo:
Praga
Capital do país, Praga carrega a fama de ser uma das cidades mais bonitas do mundo. E é fácil entender o motivo. A cada esquina você vai se deparar com um monumento histórico, uma bela igreja ou ruelas charmosas de um bairro antigo. Isso sem contar as praças, os jardins, as pontes – como a icônica Ponte Carlos (Karlův Most) – e o Castelo de Praga, considerado o maior do mundo.
Cesky Krumlov
Repleta de encantos, Cesky Krumlov é uma joia da arquitetura Renascentista, tanto que seu centro histórico é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O ponto central é o Castelo de Cesky Krumlov, o segundo maior da República Tcheca.
Karlovy Vary
Karlovy Vary é o principal balneário de águas termais do país, com 12 mananciais de águas quentes e com propriedades curativas. Com mansões e palacetes neoclássicos, além de hotéis e SPAs de luxo, a cidade respira elegância.
Kutná Hora
Próxima a Praga, essa cidade exibe uma mistura de monumentos góticos e barrocos. Passeie pelo agradável centro histórico, com ruas calçadas de pedras, praças e jardins. Não deixe de conhecer as duas principais atrações de Kutná Hora: a Igreja de Santa Bárbara e o Ossuário na Capela de Todos os Santos.
Ostrava
Ostrava tem uma atmosfera mais moderna e agitada, com o antigo complexo industrial e minerador de Vítkovice (que é uma popular atração turística), a Rua Stodolní (“a rua que nunca dorme”, repleta de bares, cafés e restaurantes), o Landek Park (impressionante museu de mineração) e o famoso festival de música Colours of Ostrava.
Brno
Segunda maior cidade da República Tcheca, Brno tem um grande centro histórico, com museus, monumentos, teatros e até um relógio astronômico. Visite também a Catedral de São Pedro e São Paulo, o castelo e fortaleza de Spilberk e a Vila Tugendhat, marco arquitetônico da cidade.
Pilsen
Não à toa o nome dessa cidade remete à cerveja. Ali, em 1842, foi criada a cerveja tipo Pilsen, famosa no mundo inteiro. A cidade de Pilsen é ligada à tradição cervejeira centenária da República Tcheca desde o século XIII. Há até um museu sobre o tema e várias atrações que prometem agradar os fãs do chamado “pão líquido” tcheco.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / KavalenkavaVolha