Paisagens naturais, locais históricos, cultura, arte e tradição são alguns dos motivos que fazem Bósnia e Herzegovina um lindo lugar. Separamos 7 cidades imperdíveis que devem entrar na sua lista para quando visitar o país, confira:
Sarajevo
O melhor jeito de conhecer o país por sua maior cidade e capital: Sarajevo. Muito bem preparada para receber seus turistas, a região é mercada por edifícios antigos e proporciona aos visitantes uma imersão em sua história e cultura.
Entre os antigos bairros otomanos e as ruas de pedra de Bascarsija encontram-se diversas atrações como a Rua do Cobre, onde é possível achar diversos artigos do material e lojinhas variadas; o Túnel da Esperança, onde se encontra o Museu, conta a história sobre o Cerco de Sarajevo e a Latinska Cuprija, maior marco da cidade.
Mostar
A incrível estrutura de pedra acima do rio Neretva faz de Mostar um lugar único. Tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Stari Most (“Ponte Velha”) e o centro histórico da cidade devem ser inclusos no seu roteiro pela Bósnia e Herzegovina. Ainda há a possibilidade de fazer um bate e volta na Croácia e conhecer locais como Split e Drubovnik, que ficam a menos de 150 quilômetros de distância.
Trebizat
É na região de Trebizat que está a incrível Kravica, apelidada pelos moradores como “Oásis em Pedra”. A famosa cascata é uma raridade natural que conta com uma queda d’água de 25 metros de altura. Além de poder aproveitar a cachoeira, o visitante pode fazer mergulho e praticar rafting nos arredores.
Pocitelj
Situada às margens do rio Neretva, a cidade medieval de Pocitelj é um dos must see na Bósnia. O centro histórico conta com casinhas de pedra e construções bem antigas, como a Mesquita de Hajji Alija que data construção de 1563 e a Torre de Gavra Kapetan, local ideal para ter uma visão incrível da região.
Blagaj
Localizada na beira da planície de Bisce, a cidadezinha de Blagaj é um lugar que encanta pelo visual inesperado. A região é conhecida principalmente pela Tejika, um mosteiro construído em 1520 por sufistas, o mais impressionante, no entanto, é que ele foi construído em uma pedra na margem do rio Buna.
O Buna é um atrativo a parte. Há passeios de barco que levam os visitantes através da caverna que fica na parte inferior da montanha que circunda o rio, que possui um tom azul esverdeado de água.
Visegrad
Com cerca de seis mil habitantes, Visegrad é a cidade do famoso escritor Ivo Andric, que recebeu o Prêmio Nobel da Literatura com o livro “A ponte sobre o Drina”, que retrata o marco mais icônico da região.
A ponte Mehmed Pasha Sokolovic é mais uma das impressionantes construções dos otomanos, que se encontra preservada desde os anos 1570, e faz ligação com as cidades de Vardishte e Uvac, na Sérvia.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Greg Sullavan