Considerada a “Princesinha do Café”, Vassouras foi tombada como patrimônio pelo IPHAN, em 195. Todo o conjunto da cidade originou-se a partir do capital gerado pelas fazendas cafeeiras, que influenciaram na construção de casarões e edifícios remanescentes.
Com charme de cidadezinha do interior e dinâmica de cidade universitária, Vassouras é detentora de um riquíssimo legado histórico e cultural.
Listamos sete atrativos que não devem ficar de fora na sua próxima viagem. Confira abaixo:
Praça Barão do Campo Belo
Para conhecer a cidade, o melhor caminho para começar é pela Praça Barão do Campo Belo, marco do centro histórico. Projetada pelo arquiteto espanhol Joaquim Soto Garcia de La Veja, o seu entorno foi construído para servir como principal fonte de água para os moradores. Com o tempo, ganhou o lago, a fonte, os bustos e as famosas árvores imperiais.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está no cume da colina da praça. Construída em 1828, pelo Barão de Aiurucoca, ainda possui traços do estilo neoclássico e abriga belos painéis, esculturas e pinturas de personalidades famosas na região.
Palacete Barão de Itambé
Ao lado da igreja está o Palacete Barão de Itambé, um prédio que conta com diversas pinturas parietais do artista José Maria Villaronga e atualmente funciona como a Biblioteca Municipal Mauricio de Lacerda.
Antiga Estação Ferroviária de Vassouras
A Antiga Estação Ferroviária de Vassouras foi inaugurada em 1875 e hoje funciona como a sede de atendimento e apoio ao Turista e do Memorial Ferroviário.
Museu Casa da Hera
Instalado em uma chácara, o Museu Casa da Hera é um dos maiores exemplos de residência da elite cafeicultura do século XIX. Construído em 1830, o palacete pertenceu ao pai de Eufrásia Teixeira Leite, uma das personalidades mais importantes de Vassouras, conhecida por ser a primeira mulher a investir na bolsa de valores.
Entre os destaques do museu está um acervo repleto de peças originais e uma biblioteca com uma incrível coleção de livros, com cerca de mil volumes e três mil periódicos em vários idiomas.
A área verde ocupa cerca de 33 mil metros quadrados e nos jardins é possível encontrar árvores nativas, plantas exóticas e um lindo túnel de bambus.
Centro Cultural Cazuza
Também localizado no centro, o Centro Cultural Cazuza preserva a memória e relação de Cazuza e família com a cidade. Inaugurado em 2018, o espaço foi reformado através de doações feitas pelo Iphan e por Lucinha Araújo, mãe do artista.
Hoje, o Centro Cultural abriga quatro salas especiais para a exposição cultural de artistas da cidade. Uma delas é totalmente dedicada à Cazuza, que conta com um acervo pessoal que foi mantido por Lucinha. Ali estão diversos objetos pessoais do artista, letras de música, fotos de show e uma estátua em sua homenagem.
Mirante do Imperador
O mirante é o melhor lugar para observar Vassouras e seus arredores. Além disso, é um dos principais lugares para praticar voo livre, fazer caminhadas ou até mesmo um piquenique.
Texto e Imagens por Carolina Berlato