Ao planejar uma viagem para a região da Serra da Mantiqueira, logo vem à cabeça as suas belas paisagens naturais compostas por montanhas e florestas. Mas em Socorro, no interior do Estado de São Paulo, não há apenas atividades ligadas ao ecoturismo. Quem chega à praça principal da cidade se depara com encantadores casarões do início do século XX, que mostram parte da beleza histórica e cultural que o destino conserva.
E para garantir que todos tenham uma ótima experiência, grande parte dos pontos turísticos são acessíveis a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes, idosos e crianças.
Abaixo, confira uma lista com atrações históricas imperdíveis para visitar em Socorro:
Igreja Matriz
Parada obrigatória, principalmente para quem aprecia arquitetura. A Igreja Matriz está localizada na praça de mesmo nome, no centro da cidade. Foi concluída em 1924, tem estilo eclético com alvenaria de tijolos e vitrais coloridos em suas janelas, que foram doados por famílias socorrenses.
Cine Cavaliere Orlandi
Uma volta ao tempo é o que o Cine Cavaliere Orlandi proporciona a quem o visita. O seu visual clássico de estilo retrô contrasta com a alta tecnologia dos convencionais cinemas.
Museu Municipal
Toda a história de Socorro é cuidadosamente preservada em seu Museu Municipal. O prédio, com estilo colonial, foi o primeiro sobrado construído na cidade. O piso térreo é feito de taipa de pilão e o andar superior de pau-a-pique. Já foi a sede da Prefeitura, abrigou a Delegacia, o Fórum e até mesmo a Câmara dos Vereadores. Hoje, é nele onde estão arquivados os objetos e documentos do destino.
Palácio das Águias
As paredes externas em tom cor-de-rosa pastel do casarão que abriga o Palácio das Águias atraem os turistas de longe. O seu nome foi inspirado no Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal no Rio de Janeiro. O local já abrigou a Prefeitura de Socorro e hoje é onde fica a Biblioteca Municipal.
Fazenda 7 Senhoras
Pouca coisa representa mais a história do Estado de São Paulo do que a cultura cafeeira. E só de pensar no verdadeiro sabor do café caipira já dá água na boca! Na visita à Fazenda 7 Senhoras, além de aprenderem sobre o processo de torra e os métodos de preparação, os visitantes podem passear pela plantação e degustar um café fresquinho.
Fazenda Sant’Ana
São raros os locais de São Paulo que oferecem a oportunidade de visitar uma tulha construída em 1898. A Fazenda Sant’Ana conserva um museu na que fica localizada em sua propriedade, reunindo diversas peças do final do século XIX, como móveis e louças. Além disso, oferece um espaço tranquilo para contemplação da natureza.
Maria Fumaça 208
Até os anos 60, a Maria Fumaça 208 era uma das principais formas de locomoção dos socorrenses. Em 2017, o transporte voltou ao seu lugar de origem, onde passou a ficar em exposição, sendo um dos principais itens históricos da região.
Todos estes pontos turísticos estão contemplados nos roteiros das principais agências receptivas de Socorro: Mundaka Aventura (19) 99933-5961, PróximAventura (19) 99906-7544, Reis Turismo (19) 99898-9893 e Rios de Aventura (19) 99935-7179.
Para mais informações acesse socorro.tur.br.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Divulgação