Ícone do site Qual Viagem

7 aeroportos nada convencionais pelo mundo

Philipsburg, Sint Maarten- December 30, 2013: A jet approaches Princess Juliana Airport above onlookers on Maho Beach. The short runway gives beach goers close proximity views of the planes.

Não só com belas recordações em praias paradisíacas, hotéis deslumbrantes ou pontos turísticos badalados se faz uma viagem de férias inesquecível. Parte da vivência passa pelo aeroporto e, em alguns casos específicos, a experiência pode ser tão incrível quanto o destino escolhido. É o caso destes sete aeroportos nada convencionais indicados pela agência de viagens Quickly Travel. Confira:

Aeroporto Internacional Princesa Juliana – St. Maarten

Foto por iStock / EarthScapeImageGraphy

Mundialmente famoso por conta da sua proximidade com a Praia de Maho, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, na ilha de St. Maarten, no Caribe, é uma atração à parte para os turistas que visitam o destino. A diversão é garantida tanto para os que estão prestes a aterrissar na pista de pouso, situada bem próxima à areia da praia, como para os banhistas, que podem relaxar observando os aviões a pouquíssimos metros de suas cabeças. Do alto, os passageiros contam ainda com uma linda vista deste paraíso caribenho. Mas atenção: nem tudo são flores. Se aproximar muito da pista pode causar acidentes. Uma vez no destino curta a “atração” de forma consciente e sem colocar a sua e outras vidas em perigo.

Aeroporto de Paro – Butão

Foto por iStock / nyiragongo

Na terceira maior cidade do Butão, o Aeroporto Internacional de Paro surge para desafiar todos aqueles que querem desbravar o chamado “Reino da Felicidade”. Apenas um seleto grupo de pilotos amplamente treinados tem permissão para aterrissar ou decolar em Paro devido à alta complexidade da operação. Inserido em um vale com mais de 2.200 metros de altitude e próximo à Cordilheira do Himalaia, o aeroporto está rodeado por picos com mais de 5.500 metros. A paisagem é de tirar o fôlego. Aterrissagens e decolagens também.

Aeroporto de Barra – Escócia

Foto por iStock / DonFord1

Pista de pouso asfaltada? Que nada! No Aeroporto de Barra, na Escócia, pousos e decolagens são realizados literalmente na praia. Os pilotos, além de conferirem as condições climáticas, precisam se atentar também aos períodos de maré baixa, que é quando a “pista” não está encoberta pela água. Apenas pequenos aviões particulares estão aptos a utilizar o único aeroporto do mundo a operar numa praia.

Aeroporto de Courchevel – Alpes Franceses

Foto por iStock / PaulVinten

Reduto dos milionários durante a temporada de neve no hemisfério norte, a lendária estação de esqui de Courchevel, uma das mais luxuosas e badaladas do mundo, é atendida por um singelo aeroporto com apenas 525 metros de pista que termina em um penhasco. Se as baixas temperaturas da região não lhe gelarem a espinha, a aterrisagem e a decolagem certamente irão. Apesar do “risco”, a vista sobre a neve é deslumbrante.

Aeroporto Internacional de Kansai – Japão

Foto por iStock / Hirotsugu Kurobe

Se no Japão a falta de espaço é um problema constante, nem mesmo a escassez deste precioso recurso foi capaz de impedir a construção do colossal Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka. Erguido em 1994, em uma ilha artificial com quatro quilômetros de comprimento por um de largura, o aeroporto se destaca por possuir o maior terminal de passageiros do mundo, com 1.700 metros.

Aeroporto de Donegal – Irlanda

Foto por iStock / Shane Brennan

No extremo norte da Irlanda, no Condado de Donegal, região famosa pelo ecoturismo, o Aeroporto de Donegal se destaca por oferecer aos passageiros uma aterrisagem digna de cinema. Com uma pista de pouso construída no meio do nada, é possível observar de tudo um pouco durante a descida ao solo: rochas e montanhas, praias de areias douradas, águas cristalinas e o imponente Monte Errigal ao alcance dos olhos. O Aeroporto de Donegal, aliás, constantemente aparece nas votações promovidas pelo site Privatefly.

Aeroporto Qamdo Bangda – Tibete

Foto por iStock / toloren

Para os turistas que colecionam destinos curiosos e se impressionam com números, o Aeroporto Qambo Bangda, no “teto do mundo”, o Tibete, oferece métricas bem interessantes. O local é considerado o segundo aeroporto mais elevado do mundo, situado a mais de 4.300 metros acima do nível do mar. O recorde de pista de aterrissagem mais longa também é dele. São 5.500 metros de comprimento para minimizar os impactos da altitude.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários

Sair da versão mobile