Berço da civilização ocidental, a Grécia possui mais de cem sítios arqueológicos. Com ruínas incríveis de templos, teatros, ginásios e muito mais, andar pelo país é como visitar um grande museu ao ar livre que conta uma história de mais de cinco mil anos. Confira algumas das principais joias arqueológicas da Grécia, um destino imperdível para os fãs de arte, cultura e história.
Acrópole de Atenas
Uma das principais atrações turísticas do país, a Acrópole de Atenas é um dos grandes símbolos da Grécia Antiga. Esse sítio arqueológico impressiona por ficar bem no meio de Atenas, sobre uma colina, e reunir templos e monumentos como o Parthenon, o Erechtion, o Propileu, o Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes.
Ruínas de Delfos
Na Grécia Antiga, Delfos, ou Delphi, era reconhecida como o centro do mundo e abrigava o famoso Oráculo de Delfos. Ali estão as ruínas dos templos de Atena e de Apollo, um anfiteatro, além de outras construções feitas para a prática de esportes.
Sítio Arqueológico de Epidauro
Localizado no Peloponeso, Epidauro, ou Epidavros, abriga construções que datam dos séculos IV e III a.C.. Foram erguidos ali os Santuários de Apollo e Asklepios, o antigo Estádio de Epidauro e o Teatro de Epidauro.
Sítio Arqueológico de Olímpia
Olímpia (Olympia), também no Peloponeso, é, até hoje, um local de grande relevância, pois é o lugar de origem dos Jogos Olímpicos. O sítio arqueológico engloba um incrível conjunto de construções, como o Estádio de Olímpia, onde aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade, e o Templo de Zeus, que é o maior da região.
Ruínas minoicas em Creta
A Ilha de Creta é muito conhecida por ser o cenário de várias histórias da mitologia grega, como a do labirinto do Minotauro. Na história real, Creta foi o lar da Civilização Minoica, ou cretense, considerada a mais antiga da Europa. Na cidade de Heraklion, por exemplo, fica o sítio arqueológico de Knossos, que se assemelha muito ao mitológico labirinto.
Sítio Arqueológico de Delos
A pequena Ilha de Delos, a poucos quilômetros de Mykonos, é um enorme museu a céu aberto. Nenhuma outra ilha do mundo se compara a Delos, pois toda sua área é basicamente dedicada a um sítio arqueológico. Considerado na Grécia Antiga o local de nascimento dos imortais, encontra-se ali uma série de monumentos e ruínas dos períodos Clássico e Helenístico.
Mais informações em: visitgreece.gr
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / IvanBastien