Setembro é o mês do vinho na Califórnia, portanto, é o momento ideal para turistas amantes da bebida desbravarem as diversas regiões vinícolas do estado norte-americano. Além da ilustre Napa Valley, a Costa Central, o interior do estado e outras regiões têm vinhedos e salas de degustação que valem a visita. Confira alguns destaques:
COSTA CENTRAL
Além da degustação, a Ancient Peaks Winery oferece aventuras em seu terreno de cinco mil hectares em Santa Margarita. Os visitantes podem encarar uma tirolesa sobre os vinhedos, tours para observação da vida selvagem e passeios a cavalo – atrações que tornam o local ideal para amantes da natureza em busca de adrenalina.
Esta vinícola ecologicamente correta segue práticas rígidas de sustentabilidade no cultivo e criação de vinhos de primeira qualidade por meio de técnicas européias de vinificação. No entanto, esta filosofia se estende além do vinho para outros aspectos da operação. Por exemplo, paredes de 40 cm feitas de palha de arroz proporcionam um isolamento tão impecável à estrutura que o vinho mantém uma temperatura de adega constante sem a necessidade de resfriamento ou aquecimento.
O tour dessa vinícola foi premiado como a “Melhor Experiência em Vinhedos” pela revista Sunset. A aventura de duas horas inclui um passeio pela histórica fazenda a bordo de um Land Rover Defender 110 de 1984 restaurado, com vista para a lagoa da propriedade, a vegetação selvagem e os 113 hectares de vinhedos. Cada parada ao longo do caminho inclui uma degustação. A vinícola também oferece passeios a cavalo.
CENTRAL VALLEY
Localizada na crescente região vinícola de Lodi, esta bela propriedade possui árvores de carvalho de 100 anos e uma das vistas mais pitorescas da cidade, que pode ser curtida pelo visitante enquanto toma um vinho no pátio. Nos dias mais frios, a sala interna de degustação lindamente decorada é igualmente atrativa.
GOLD COUNTRY
Nevada City é conhecida por sua tradição de contra-cultura que, aplicada ao vinho, está produzindo misturas totalmente inovadoras nos rótulos da família Avanguardia. As misturas desta adega são feitas a partir de duas a seis variedades de uvas pouco comuns, como Carmine, Melon de Bourgogne, Refosco e Rkatsiteli. Estes vinhos proporcionam equilíbrio, níveis mais baixos de álcool e maior acidez, com tratamento mínimo de carvalho.
Localizada no condado de El Dorado, esta vinícola é bem tradicional em termos de vinificação. Os vinhos são feitos com técnicas de intervenção suaves e mínimas e são fermentados sem maloláctica, para preservar o carácter natural da variedade, a acidez e o equilíbrio. Além disso, a construção de inspiração gótica fica em uma colina com vista deslumbrante para os vinhedos e a sala de degustação, repleta de tapeçarias medievais, proporciona aos visitantes uma viagem no tempo.
INLAND EMPIRE
Esta vinícola foi fundada por um ex-funcionário da Disney e é inspirada no chalé de a Branca de Neve e os Sete Anões. A oliveira em frente é uma das maiores e mais antigas de Temecula, dando ainda mais charme ao local.
NAPA VALLEY
Localizado em um castelo de inspiração toscana do século XIII, repleto de antiguidades, arte e até mesmo uma masmorra, esta vinícola é um espetáculo para os olhos. Napa Valley tem infinitas opções para escolher, mas esta é uma para obrigatória no roteiro dos turistas que buscam algo único, pois não há nada parecido na Califórnia.
Esta adega foi projetada por Friedensreich Hundertwasser, pintor e arquiteto vienense; é a única estrutura que ele projetou e construiu na América. O design é colorido, caprichoso e absolutamente único.
SONOMA COUNTY
Esta adega é o lar de uma coleção de souvenirs da carreira cinematográfica de Francis Coppola, incluindo vários estauetas do Oscar e a mesa de Don Corleone, em “O Poderoso Chefão”. A propriedade também inclui uma linda piscina onde os hóspedes podem nadar e passar o dia relaxando e um restaurante com vista para os vinhedos.
Mais informações em: visitcalifornia.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação