Floripa tem tanta coisa a ser dita, que a gente não se cansa de falar dela. A ilha da magia tem algumas das mais famosas praias do litoral brasileiro, muita badalação e agito. Porém, nem sempre esse é o desejo de quem viaja para descansar. Se o assunto é tranquilidade, o destino também não faz feio. Há inúmeras praias quase desertas, que proporcionam uma tarde de sombra (ou sol) e água fresca aos seus visitantes. Separamos 6 praias onde reina o sossego para você conhecer em Florianópolis. Veja:
Praia da Galheta
A praia da Galheta conta com uma extensa faixa de areia fina e águas calmas e rasas. Considerada semideserta, é dotada de grande beleza natural. Para chegar até lá é preciso enfrentar uma trilha de 300 metros em meio a arbustos e formações rochosas. Em Galheta não há qualquer infraestrutura, apenas duchas naturais de água doce, pedras e montanhas cobertas por vegetação rasteira de Mata Atlântica.
Moçambique
Moçambique é a maior praia da ilha, com 7,5 quilômetros de extensão. Formada por areias claras e macias, é quase deserta. A praia faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, o que a torna bastante selvagem, sem qualquer tipo de construção.
Mané Zé e Gravatá
As duas pequenas praias são isoladas e perfeitas para fugir de qualquer burburinho. A do Mané Zé é acessível pela última viela à esquerda antes das areias da Joaquina e depois de um trabalhoso costão de pedras. Já a do Gravatá descortina a movimentada praia Mole.
Praia de Fora
A praia está localizada próxima ao morro do Cambirela, com uma longa faixa de areia que proporciona a prática de esportes. Frequentada principalmente por nativos, a praia é uma colônia de pescadores com águas limpas e tranquilas.
Lagoinha do Leste
A praia está situada em meio à mata Atlântica, no Parque Municipal da Lagoinha do Leste. A única maneira de chegar à deserta praia é a pé, através de duas trilhas.
Matadeiro
A praia, que não tem acesso para carros, é pequena e sossegada. Para chegar até ela, é preciso atravessar um riacho. Pequena e rústica, tem bares simples que servem petiscos.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr TheTurducken