logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 patrimônios da humanidade para conhecer no Brasil | Qual Viagem Logo

6 patrimônios da humanidade para conhecer no Brasil

14 de fevereiro de 2025

Explorar os Patrimônios da Humanidade no Brasil não é apenas uma jornada pela beleza natural e arquitetônica, mas também uma reflexão sobre as diversas culturas que moldaram este grande país. Esses locais, reconhecidos pela UNESCO por seu valor cultural ou natural, oferecem uma viagem inesquecível pela rica história e biodiversidade do Brasil. Veja algumas dicas de destinos para visitar:

Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)

Foto por Pedro Vilela/MTur

Antiga capital do estado de Minas Gerais durante o ciclo do ouro no século XVIII, Ouro Preto é um espetáculo de arquitetura colonial barroca, com ruas de pedras sinuosas, pontes, fontes e praças que encantam. Para uma experiência completa, não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis e o Museu da Inconfidência. Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980, tornando-se a primeira cidade brasileira a receber este título.

Centro Histórico de Olinda (PE)

Foto por Walber Moura – MTUR

Este é um dos exemplos mais bem preservados de cidade colonial portuguesa no Brasil. Suas ladeiras coloridas e ateliês criam um charme peculiar que encanta todos os visitantes. A cidade guarda sua relação com a paisagem local e com o mar, com as características de sua arquitetura, manifestação cultural herdada de Portugal e adaptada ao meio, e assimilada a ponto de adquirir sua própria personalidade e mantê-la ao longo dos tempos. Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.

Missões Jesuítas Guaranis (RS)

Foto por Jefferson Bernardes – MTUR

As ruínas das Missões Jesuítas de São Miguel das Missões oferecem um vislumbre da vida dos jesuítas e dos povos indígenas guaranis no século XVII. Inscritos na lista do Patrimônio Mundial em dezembro de 1983, esses remanescentes representam importante testemunho da ocupação do território e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos e missionários jesuítas europeus.

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Foto por Zig Koch – MTUR

Lar das famosas Cataratas do Iguaçu, este local é um paraíso para os amantes da natureza. Além das impressionantes quedas d’água, o parque oferece trilhas e a oportunidade de ver uma variedade de animais selvagens. Este é o segundo parque mais antigo do Brasil e o maior fora da Amazônia. O Parque Nacional do Iguaçu foi reconhecido pela UNESCO devido à importância dos remanescentes de Mata Atlântica e pelo espetacular conjunto das cataratas, um dos recantos turísticos mais visitados do país e referência internacional de gestão de áreas e parques protegidos.

Pantanal (MT e MS)

Foto por Flavio Andre/MTur

O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e um local incrível para observação de aves e vida selvagem, como onças e pássaros de diversas espécies. O Pantanal é reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, por abrigar áreas úmidas de importância internacional.

Rio de Janeiro – paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)

Foto por Luciola Vilella – MTUR

A capital fluminense oferece uma combinação única de belezas naturais, com montanhas, praias e florestas. Além de ser reconhecido por seu patrimônio arquitetônico e artístico, o Rio de Janeiro é a primeira área urbana no mundo a ter o valor universal da sua paisagem reconhecido, motivo pelo qual recebeu o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana, concedido pela UNESCO em 2012. O patrimônio tombado inclui: o Monumento Natural Pão de Açúcar, Morro do Leme, Corcovado, Floresta da Tijuca (Parque Nacional da Tijuca), Aterro do Flamengo (Parque do Flamengo), Jardim Botânico, Enseada de Botafogo, Praia de Copacabana e Arpoador, além da entrada da Baía de Guanabara e os monumentos Forte do Leme e Forte de Copacabana.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Pedro Vilela/MTur

Comentários