Banhada pelo Lago Léman e pelas margens do rio Ródano, Genebra é a segunda maior cidade da Suíça e está encravada entre os picos alpinos e o terreno montanhoso do Jura. Além da cidade ser um grande centro administrativo do humanitarismo, é também muita conhecida pelo caráter multicultural, que flui em teatros, óperas, museus, cafés e restaurantes de gastronomia requintada. Confira abaixo 6 passeios para fazer na cidade cheia de personalidade:
Brunswick
Localizado em frente ao lago Léman, no antigo porto natural de Pâquis é a joia arquitetônica de Genebra. O monumento é uma réplica do túmulo da família Scaligeri, em Verona, datada do século XIV. A obra foi encomendada pelo duque de Brunswick, Charles d’Este-Guelph, que ao morrer, deixou sua herança para a cidade em troca de um belo funeral e monumento em sua homenagem.
CERN
O Centro Europeu para Pesquisa Nuclear ficou famoso mundialmente por duas realizações importantes: a criação da internet e o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC. O lugar aceita visitas e realiza um tour pelas dependências do centro, que é conduzido por um dos cientistas explicando os detalhes do LHC e respondendo a qualquer pergunta. A visita é gratuita, mas deve ser agendada com antecedência.
Jardin Anglais
Este lugar é refúgio para muitos que procuram por verde, belas paisagens e tranquilidade. O Jardim Inglês é um parque de aproximadamente 25 mil m²,situado em frente ao Lago Léman. O jardim também abriga o famoso Relógio Florido, uma atração inaugurada em 1951. Além do relógio, há varias esculturas e uma fonte de bronze das quatro estações.
Palais des Nations
Genebra é a sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU) e toda estrutura da organização concentra-se no belo Palais des Nations, um prédio erguido entre 1929 e 1936. O local é aberto à visitação e oferece diversos tours que passam pelas dependências do palácio e contam a história da ONU.
Place du Molard
A praça está localizada entre a Rue du Marche e o lago Léman, repleta de lojas, bares, cafés e restaurantes. O destaque da praça é o chão de paralelepípedos iluminados e a Torre Molard, que foi construída em 1591 com propósitos milhares e é aberta a visitação.
Jet d’Eau de Genève
O belo lago Leman é uma das atrações mais famosas de Genebra. Ao admirar a paisagem composta pelo lago, que tem a maior quantidade de água da Europa Central, o visitante é atraído pelo chafariz que jorra água numa altura de até 140 metros. O chafariz se tornou um símbolo da cidade, recebendo uma iluminação especial durante a noite e , atraindo mais ainda os olhares e atenção de quem visita a cidade.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Elenarts