O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, mas isso não significa que ele não tenha regiões com biodiversidade bem preservadas. São Paulo possui cenários belíssimos com muita natureza, mesmo em meio a grandes cidades e regiões metropolitanas, onde é possível fazer trilhas, observar inúmeras espécies de fauna e flora e admirar trechos intocados de Mata Atlântica. Confira aqui seis Parques Estaduais do estado de São Paulo que valem a visita.
Parque Estadual Xixová-Japuí
Localizado em plena Baixada Santista, entre os municípios de São Vicente e Praia Grande, possui mais de 900 hectares de Mata Atlântica, além de conservar ambientes marinhos, de mata de restinga e de mata de encosta. Abre diariamente das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita, mas é preciso agendamento prévio para visitar.
Parque Estadual do Jaraguá
Nesse parque ficam algumas das últimas áreas de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Foi estabelecido em 1961 para proteger os recursos naturais da região e incentivar a educação ambiental. Possui picos que chegam a mais de mil metros de altitude e que podem ser vistos de várias partes da cidade. Nas trilhas dá para observar espécies como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, entre muitas outras. Com entrada gratuita, abre todos os dias das 7h às 17h.
Parque Estadual Serra do Mar
Maior Unidade de Conservação de Mata Atlântica, o parque engloba dez núcleos, 25 municípios e 332 mil hectares. Centenas de espécies de aves, mamíferos, répteis e plantas são encontradas por toda sua extensão, que vai desde planaltos a planícies litorâneas. No parque há também muitas nascentes de rios que formam as bacias hidrográficas do Paraíba do Sul e Tietê. Seus dez núcleos administrativos são: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo tem seus próprios horários e regras de visitação. Consulte o site oficial para mais informações: parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/.
Parque Estadual Morro do Diabo
O parque fica na cidade de Teodoro Sampaio e preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do Brasil. Como a vegetação é muito bem conservada, há inúmeras espécies de animais, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma, onça-pintada e o mico-leão-preto. Lá também fica a maior reserva de peroba-rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento. Visitação de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita. Acesso a algumas trilhas somente com agendamento prévio.
Parque Estadual da Cantareira
Localizado entre Caieiras, Guarulhos, São Paulo e Mairiporã, sua maior parte está na Zona Norte da capital paulista. O parque constitui um importante remanescente da Mata Atlântica na região metropolitana e é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Dividido em quatro núcleos (Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu), o parque possui inúmeras nascentes e cursos d’água, muito importantes para o abastecimento de água da região. Visitações acontecem aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. O ingresso custa R$ 12,00.
Parque Estadual Intervales
Engloba as cidades de Guapiara, Eldorado Paulista, Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras, uma região de grande importância histórica, já que foi uma das primeiras a ser colonizada. Na época dos bandeirantes, a área ganhou fama pelo ouro de aluvião extraído de seus cursos d´água. O parque foi estabelecido com o objetivo de proteger e preservar a rica biodiversidade do local. Abre todos os dias, das 8h às 17h. Visitas às cavernas e a algumas trilhas precisam de agendamento prévio. O ingresso custa R$ 12,00.
Dicas por: Agência
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Miguel Nema Neto / FF / Divulgação