Há mais de 1.000 nascentes na Flórida, mais do que em qualquer outra parte dos Estados Unidos. Isso acontece devido às rochas de calcário presentes no solo (que são mais porosas) e ao aquífero que cobre boa parte do subterrâneo da Flórida. Como as águas dessas nascentes não vêm de grandes profundezas, as fontes não são termais. Suas águas brotam do solo a uma temperatura constante de 22°C.
Essas nascentes formam grandes piscinas naturais, cuja água é cristalina e adquire tons que vão do turquesa ao esverdeado. Muitas delas são abertas ao público e protegidas por parques estaduais, onde você pode se refrescar nos dias ensolarados da Flórida com um delicioso mergulho, fazer snorkel, boia cross ou passear de caiaque, entre outras atividades. Já nos meses mais frios, várias nascentes tornam-se refúgios de inverno para os peixes-boi da Flórida – e você pode admirar dezenas deles reunidos em um só lugar.
Silver Springs State Park
A pouco mais de 100 km ao norte de Orlando e ao leste da cidade de Ocala, o Silver Springs State Park abriga uma das maiores áreas de nascentes dos Estados Unidos. Recebe visitantes desde 1873, quando foi inaugurado o passeio de barco com fundo de vidro (que existe até hoje), sendo assim a atração turística mais antiga da Flórida.
Atualmente, não é permitido nadar na nascente, mas você pode admirar toda a vida subaquática do lugar, incluindo vários peixes e as aberturas no solo por onde a água brota, no clássico passeio de barco. Como a água é cristalina, é possível observar cada detalhe.
O parque estadual ainda conserva o charme de antigamente, com construções bem preservadas que lembram a Flórida de dias passados. Outras atividades incluem caiaque, canoas e stand-up paddle (equipamentos estão disponíveis para aluguel), além de trilhas leves entre as árvores e espaços para piqueniques.
Mais informações em: silversprings.com
Blue Spring State Park
Esse parque estadual abriga uma grande nascente e um canal que segue até o Rio St. Johns, o maior da Flórida. No inverno, a Blue Spring torna-se o refúgio de mais de 200 peixes-boi. Por isso, de meados de novembro a março, todas as atividades aquáticas são canceladas no parque, mas dá para passar o dia inteiro admirando esses animais incríveis a partir das passarelas que acompanham o canal.
Entre abril e outubro é permitido nadar nas águas cristalinas da nascente, além de fazer snorkel ou mergulho. Outra atividade muito divertida e relaxante é o boia cross – deixe-se levar pela calma correnteza entre vários peixes e até mesmo tartarugas. Não é permitido chegar perto dos peixes-boi que podem aparecer por lá mesmo fora do inverno.
O parque disponibiliza para aluguel caiaques, canoas, boias e equipamento de snorkel. Tem uma estrutura turística completa e área para piqueniques. Está localizado em Orange City, a 50 km ao norte de Orlando.
Mais informações em: floridastateparks.org/parks-and-trails/blue-spring-state-park
Three Sisters Springs
A área protegida de Three Sisters Springs é um conjunto de três nascentes (chamadas de Little Sister, Big Sister e Pretty Sister) que juntas formam uma ampla piscina natural. Com água cristalina em tom de azul turquesa e cercadas por árvores, as Three Sisters são como um deslumbrante oásis.
Ficam na cidade de Crystal River, a 140 km de Orlando e a 120 km ao norte de Tampa. Como parte do Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River, o acesso às nascentes é feito apenas pela água e há operadoras que levam os visitantes até lá de barco. Uma vez ali, você pode andar de caiaque, fazer snorkel ou stand-up paddle. Porém, essas atividades podem ser canceladas durante a temporada de peixes-boi – quando esses animais se abrigam junto às nascentes em busca de águas mais quentes.
Então, nos meses de inverno, as Three Sisters tornam-se um dos melhores lugares na Flórida para ver de perto os peixes-boi. Você pode admirar centenas deles juntos enquanto caminha pelas passarelas de madeira que cercam as nascentes (acesso pelo Three Sisters Springs Center).
Mais informações em: threesistersspringsvisitor.org
Weeki Wachee Springs State Park
Antes de se tornar um parque estadual, as nascentes de Weeki Wachee ficaram conhecidas por ser o palco de um show de sereias, que aconteceu pela primeira vez em 1947. O teatro foi construído abaixo do nível da água e, através de uma parede de vidro, se abre para a nascente cristalina, onde as sereias apresentam um espetáculo com músicas e nado sincronizado embaixo d’água, em meio aos peixes e tartarugas.
Essa não é a única atração de Weeki Wachee. O local também abriga o único parque aquático da Flórida abastecido pela água de uma nascente, o Buccaneer Bay, com tobogãs, uma praia artificial e áreas naturais para nadar. Dentro do parque estadual, você ainda pode passear de barco, de caiaque ou de stand-up paddle pelo Rio Weeki Wachee e observar a vida selvagem da Flórida. Weeki Wachee fica a 140 km de Orlando e a 90 km de Tampa.
Mais informações em: floridastateparks.org/WeekiWachee
Silver Glen Springs
Dentro da Floresta Nacional de Ocala, entre as cidades de Daytona e Ocala e a 100 km ao norte de Orlando, Silver Glen Springs encantam logo à primeira vista. As nascentes formam um grande corpo de águas calmas. De cor turquesa, é como nadar em uma piscina, só que totalmente natural. Há trechos mais rasos, nos quais a água fica abaixo da cintura, e outros que chegam a quase 8 metros de profundidade, junto à abertura da nascente.
Não deixe de levar uma máscara de mergulho, ou óculos de natação, e um snorkel para ver as belezas do fundo da nascente, além de cardumes de peixes e até tartarugas. No Silver Glen Springs Recreation Area há estacionamento, mesas para piquenique e banheiros químicos.
Mais informações em: fs.usda.gov/recarea/ocala/recarea/?recid=37199
Rainbow Springs
Localizada em Dunnellon, a 140 km de Orlando, essa é a quarta maior nascente da Flórida. Na cabeceira do Rio Rainbow, você pode nadar nas águas cristalinas dessa piscina natural. Outra atividade popular em Dunnellon, principalmente no verão, é fazer boia cross e flutuar pela calma correnteza do mesmo rio, sempre a 22°C, em um passeio que pode durar de duas a quatro horas.
Ao longo do passeio, você pode nadar no rio cristalino e ver de perto a vida selvagem – peixes, lontras, várias aves e até jacarés (eles são mais raros e não costumam chegar perto dos humanos). Para entrar no rio de boia ou caiaque, há entradas específicas, como o KP Hole Park, onde você também pode alugar esses equipamentos.
Mais informações em: floridastateparks.org/parks-and-trails/rainbow-springs-state-park
Mais informações em: visitflorida.com
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida e com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).
Foto destaque por: Patrícia Chemin