Fazer uma visita aos museus de São Paulo é o mesmo que voltar no tempo e conhecer um pouco da história da capital paulista, do Brasil e do Mundo. São diversos monumentos, obras históricas e modernas, artes gráficas, fotografias e dentre outras delicadamente preservadas. Como em São Paulo são diversos museus, decidimos fazer uma lista com seis que valem muito a pena conhecer.
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Criado pelo jornais Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi, o MASP teve sua sede inaugurada em 1968, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi. O museu é considerado um dos mais acervos de arte moderna europeia mais importante da América Latina, com obras de importantes mestres como Degas, Renoir, Modigliani e Bonnard, entre outros.
Museu de Arte Moderna
Na história da América Latina como um dos primeiros museus de arte moderna do continente, o MAM constitui e preserva um acervo com cerca de 4.000 obras de arte contemporânea brasileira desde 1969, no pós-guerra. Além de várias pinturas, fotografias, vídeos, instalações, e performances, existem também peças modernas de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.
Museu do Futebol
O Museu do Futebol mostra com detalhes como o esporte, que teve origem na Inglaterra, se expandiu e se tornou parte da cultura brasileira. Em uma área de 6,9 mil metros quadrados, na entrada do Pacaembu, o museu é dividido em três eixos – história, emoção e diversão. Tudo sobre as copas do mundo e o impacto do esporte na vida das pessoas, com experiências visuais e sonoras que duram no total seis horas.
Museu de Arte Contemporânea da USP
Fundado em 1963, o MAC tem hoje um dos mais importantes acervos de arte contemporânea, com mais de 5 mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, pinturas, cerâmicas e tapeçarias. Além de ser o maior museu da América Latina especializado na produção ocidental do século XX, o museu oferece disciplinas optativas aos cursos de graduação e especialização, atividades de ateliês e visitas orientadas.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina foi criado para ser um espaço de integração e informação dos países latino-americanos e de suas raízes e culturas. O espaço, que tem 78 mil m² de área construída, abriga a sede do Parlamento Latino Americano, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Museu da Imagem e do Som
Criado em maio de 1970, o principal objetivo do museu é registrar e preservar o passado e o presente de manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia, artes gráficas, e tudo que diz respeito à vida contemporânea brasileira. São mais de 200 mil imagens, 1600 fitas de vídeos nos gêneros de ficção, documentários e musicais.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque via Flickr brcbiel